TERRA DOS CONCÍLIOS

Papa Leão XIV na Turquia: recorde viagens de outros Pontífices ao país

Com início da visita marcado para o dia 27, Leão XIV se tornará o quinto Papa a viajar para a Turquia; viagens são marcadas por diálogo e promoção da unidade

Da Redação, com Vatican News

Foto: Engin Akyurt via Pexels

A partir desta quinta-feira, 27, tem início a primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV. A primeira parada será a Turquia, onde o Pontífice participará das celebrações dos 1700 anos do Concílio de Niceia.

O objetivo da visita é promover a fraternidade e o diálogo entre o Oriente e Ocidente. Em Niceia, foi definido o Credo, a profissão de fé cristã. Essa oração marca também um dos momentos centrais da viagem: o encontro ecumênico nas proximidades das escavações arqueológicas da Basílica de São Neófito, na cidade de İznik, anteriormente conhecida como Niceia.

Outros Papas que visitaram a Turquia

O primeiro Papa que visitou a Turquia foi Paulo VI, em 1967. Um dos momentos centrais foi o encontro com o Patriarca Atenágoras na Igreja Ortodoxa de São Jorge no Fanar. “À luz do nosso amor por Cristo e no nosso amor fraterno um pelo outro, estamos descobrindo cada vez mais a identidade profunda da nossa fé, enquanto os pontos sobre os quais ainda estamos em desacordo não devem nos impedir de compreender essa profunda unidade”, declarou o Pontífice à época.

João Paulo II, por sua vez, viajou para a Turquia em 1979. Depois dele, Bento XVI visitou o país que é ponte entre a Europa e a Ásia em 2006. Ambos expressaram, em suas viagens, o desejo de uma Igreja que reencontrou sua plena unidade para “testemunhar melhor, entre as exacerbadas tensões do mundo, o amor transcendente de Deus, manifestado no Filho Jesus Cristo”.

O último Papa a visitar a Turquia foi Francisco, em 2014. Ao celebrar a Missa na Catedral do Espírito Santo, ele recordou o “princípio harmonizador” para cumprir a unidade entre os fiéis – o Espírito Santo:

“O Espírito Santo faz a unidade da Igreja: unidade na fé, unidade na caridade, unidade na coesão interior. A Igreja e as Igrejas são chamadas a deixarem-se guiar pelo Espírito Santo, colocando-se numa atitude de abertura, docilidade e obediência. É Ele que faz a harmonia na Igreja”, afirmou.

Leão XIV estabelecerá novo recorde

Um ponto em comum entre as viagens dos Papas à Turquia é que todas se deram no início de seus pontificados. Paulo VI viajou quatro anos após sua eleição em 1963. Seus sucessores – João Paulo II, Bento XVI e Francisco – visitaram o país no ano seguinte aos Conclaves em que foram escolhidos como Pontífices.

Leão XIV, por sua vez, estabelecerá um novo recorde. Sua viagem apostólica acontecerá no mesmo ano de sua eleição como Papa, ocorrida em 8 de maio. Na terra dos Concílios, que teve um papel primário nos alvores do cristianismo, ele renovará a missão de Pedro, na reta final do Ano Santo da esperança, rumo ao Natal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo