Esmoleiro do Papa, Cardeal Krajewski, destacou urgência pedida pelo Pontífice no envio dos suprimentos aos sobreviventes dos ataques na região
Da Redação, com Vatican News

Pacotes de comida enviados a Kharkiv pelo Papa Leão XIV / Foto: Reprodução Vatican News
Por meio da Esmolaria Apostólica e do Dicastério para o Serviço da Caridade, o Papa Leão XIV enviou pacotes de alimentos para moradores de algumas áreas de Kharkiv, Ucrânia, atingidas por recentes ataques massivos de mísseis e drones russos.
“O Santo Padre nos pediu para fazer isso o mais rápido possível”, partilhou o esmoleiro do Papa, Cardeal Konrad Krajewski, em relato à mídia vaticana quanto à sua conversa com o Pontífice sobre o envio de ajuda. “A caridade nunca sai de férias”, complementou.
Krajewski explicou também que da Basílica de Santa Sofia, em Roma, partiram caminhões com pacotes cheios de comida enlatada, óleo, macarrão, carne, peixe e atum, além de algumas necessidades básicas. O destino é a vila de Staryi Saltiv e a cidade de Shevchenkove, ambas na província de Kharkiv.
A comida foi fornecida pela Sagrada Ordem Militar Constantiniana de São Jorge, uma organização que promove, na Itália e no mundo todo, ações espirituais, culturais e de caridade de acordo com os princípios cristãos. A instituição também disponibilizou plataformas úteis para a realização desta nova missão – a última havia sido realizada em junho.
Toda a carga de doações foi entregue diretamente às famílias que sobreviveram aos ataques, sem qualquer intermediação ou distribuição por outras organizações de caridade. Nas caixas, a inscrição em ucraniano e italiano: “doação do Papa Leão XIV para a população de Kharkiv”.