FALA AOS JORNALISTAS

Papa expressa preocupação com Gaza e tensão entre Rússia e OTAN

Ao deixar Castel Gandolfo nesta terça-feira, 16, Leão XIV respondeu a perguntas de jornalistas e comentou situação de conflitos na Europa e no Oriente Médio

Da Redação, com Vatican News

Foto: ALESSIA GIULIANIIPA/Sipa USA via Reuters

Por volta das 20h30 (horário local) desta terça-feira, 16, o Papa Leão XIV deixou Castel Gandolfo para regressar ao Vaticano. Ao deixar a residência pontifícia na Villa Barberini, ele respondeu a algumas perguntas dos jornalistas que o aguardavam.

Questionado sobre o êxodo de Gaza, o Pontífice confirmou ter falado por telefone com o padre Gabriel Romanelli e a comunidade na região, e expressou preocupação. “Muitos não têm para onde ir e isso é preocupante. Também falei com os nossos lá, com o pároco. Por enquanto, eles querem ficar, ainda resistem, mas é preciso realmente buscar outra solução”, afirmou.

Leia mais
.: “Não se está seguro em lugar algum”, afirma Padre Romanelli sobre Gaza
.: Papa e Patriarca Karekin II reiteram necessidade de paz

Em relação às declarações do governo russo sobre uma guerra entre o país e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o Santo Padre ressaltou que o bloco ocidental não iniciou nenhum conflito. “Os poloneses estão preocupados porque sentem que seu espaço aéreo foi invadido, é uma situação muito tensa”, pontuou, frisando que “a preocupação é grande”.

Ao deixar a residência pontifícia, Leão XIV ouviu os fiéis presentes cantarem “parabéns pra você” pelo seu aniversário no último domingo, 14. Eles também desejaram um “bom onomástico”, em referência à memória de São Roberto Belarmino, que tem o mesmo nome de Batismo do Pontífice e é celebrado nesta quarta-feira, 17. O Papa recebeu ainda um buquê de flores e um cartão de um grupo de fiéis poloneses.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo