Visita pastoral na Itália

Papa: especialmente na Quaresma, redescobrir a graça do Batismo

Leão XIV visitou neste domingo a paróquia salesiana do Sagrado Coração de Jesus, em Roma; encontrou-se com crianças e jovens e presidiu a missa, enfatizando o dom do Batismo

Da Redação, com Vatican News

O Papa Leão XIV aparece com suas tradicionais vestes brancas, em frente à igreja, acenando aos fiéis. Nos degraus abaixo dele, estão sentadas algumas crianças

Papa Leão XIV durante visita pastoral à Basílica do Sagrado Coração de Jesus / Foto: STEFANO CAROFEI IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Na manhã deste domingo, 22, o Papa Leão XIV deixou o Vaticano logo cedo para visitar a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, localizada no centro de Roma. Esta é a segunda da série de visitas pastorais que o Pontífice tem realizado às paróquias da diocese romana, desta vez a uma paróquia salesiana, uma igreja construída por Dom Bosco.

Na missa que presidiu na Basílica, o Santo Padre destacou que a Quaresma é um tempo privilegiado para redescobrir a riqueza do Batismo e viver como criaturas renovadas pela encarnação, morte e ressurreição de Cristo. “Especialmente neste tempo de Quaresma, somos chamados a redescobrir a graça do Batismo, como fonte de vida que habita em nós e que, de modo dinâmico, nos acompanha no mais absoluto respeito da nossa liberdade”, afirmou.

Leia também
.: “Vocês são a esperança”, afirma Papa aos jovens em Óstia

Comentando o relato do Gênesis, o Pontífice explicou que a provação das origens não se apresenta apenas como um limite, mas como uma possibilidade: a de uma relação com Deus. A tentação está na ilusão de eliminar a diferença entre criatura e Criador, pretendendo “tornar-se como Deus”.

Comentando o Evangelho do dia, que relata as tentações que Jesus sofreu no deserto, o Papa afirmou que ali se encontra a resposta ao dilema fundamental da liberdade: realizar a própria vida dizendo “sim” a Deus ou tentar alcançá-la afastando-se d’Ele. Trata-se de um relato que leva a descobrir a verdadeira humanidade de Jesus.

“De fato, vemos o Filho de Deus que, opondo-se às armadilhas do antigo Adversário, nos mostra o novo homem, o homem livre, a epifania da liberdade que se conquista dizendo “sim” a Deus.”.

O Pontífice destacou ainda a dimensão relacional do Batismo, que introduz na amizade com Cristo e na comunhão com o Pai, tornando possível uma verdadeira proximidade com os outros. “Não é a busca do próprio poder, mas o amor que se doa”, afirmou, citando São Paulo: “Todos vocês são um só em Cristo Jesus”.

Sejam “fermento do Evangelho”

Referindo-se ao contexto específico da paróquia, situada junto à Estação Termini, o Papa recordou que Leão XIII confiou a São João Bosco a construção da igreja por reconhecer a centralidade daquele local para a vida da cidade.

Leão XIV descreveu a realidade social do território paroquial, marcado pela presença de universitários, trabalhadores pendulares, imigrantes, refugiados e pessoas em situação de rua. Ele encorajou a comunidade a ser “fermento do Evangelho” e sinal concreto de proximidade e caridade. Agradeceu aos Salesianos pelo trabalho incansável realizado diariamente e exortou todos a continuarem sendo, naquele lugar, “uma pequena chama de luz e de esperança”.

Encontro com crianças e jovens e com os salesianos

Antes da missa, o primeiro compromisso do Santo Padre foi um encontro com crianças e jovens no pátio paroquial. Aos presentes, o Papa destacou a alegria do domingo, dia da Ressurreição, e recordou que o tempo da Quaresma é também um caminho de conversão vivido na esperança.

Leão XIV elogiou a paróquia como um espaço onde todos são acolhidos. Também frisou o significado do “Coração de Jesus” como símbolo do amor e da misericórdia sem limites. Saudou ainda a comunidade salesiana, recordando a herança de Dom Bosco e a missão de serviço, caridade e dedicação aos jovens.
Já após a Missa, Leão XIV dirigiu-se à capela da Casa Geral para encontrar-se com a comunidade salesiana e com o conselho pastoral. Antes de deixar a paróquia romana e retornar ao Vaticano, saudou os fiéis que ainda se encontravam reunidos no pátio da Basílica. Por fim, também cumprimentou alguns paroquianos e recebeu presentes oferecidos pela comunidade.

Sobre a paróquia do Sagrado Coração de Jesus

Construída por São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, a pedido do Papa Leão XIII em 1880, a paróquia integra o complexo onde se encontra a Casa Geral dos Salesianos. Inserida em uma das regiões mais movimentadas da capital italiana, por onde circulam cerca de 500 mil pessoas por dia, a Basílica é marcada por intensa atividade pastoral e social: são celebradas seis Missas diárias, há atendimento constante de confissões e um amplo trabalho de acolhida a imigrantes e pessoas em situação de rua.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content