O Dicastério para a Doutrina da Fé apresentou nessa terça-feira, 4, um novo documento intitulado Mater Populi Fidelis. Que é uma nota doutrinal sobre alguns títulos marianos referentes à cooperação de Maria na obra da salvação.
Reportagem de Danúbia Gleisser e Daniele Santos
O documento foi publicado hoje e as explicações ficaram a cargo do prefeito do Dicastério para Doutrina da Fé, o Cardeal Víctor Manuel Fernandes. Afirmou que a nota doutrinal dos títulos marianos responde a inúmeras questões que chegaram à Santa Sé nas últimas décadas. Questões que geraram preocupações entre os pontífices recentes e foram abordadas repetidamente ao longo dos últimos 30 anos. Em diversos estudos do Dicastério, congressos e sessões ordinárias permitiram que o Dicastério para a doutrina da fé tivesse acesso a um vasto material que ajudasse a refletir o assunto.
O texto apresentado nesta terça-feira esclarece o significado aceitável ou não de certos títulos e expressões referentes a Maria e explora fundamentos da devoção mariana. Ao esclarecer de forma detalhada a relação de Nossa Senhora com os fiéis, à luz do mistério de Cristo como o único mediador e redentor, o cardeal declara que o documento diz da profunda fidelidade à identidade católica e, ao mesmo tempo, um esforço ecumênico particular.
O Mater Populi fidelis indica como alguns títulos correspondem a uma genuína devoção mariana inspirada pelo Evangelho ou como outros devem ser evitados por não promoverem uma compreensão adequada da harmonia da mensagem cristã como um todo.
O prefeito do Dicastério para doutrina da fé cita o título de corredentora como exemplo.
Lembrando que o documento aborda o Papa Bento XVI. A época, o Cardeal Ratzinger, que não negava que havia boas intenções e aspectos válidos no uso deste título, porém sustentava que era um equívoco. O texto também cita o Papa Francisco, que expressou ao menos por três vezes, sua posição contrária ao uso do título de Corredentora, alegando que Maria jamais quis reter para si algo de seu filho.
As páginas apresentam amplas perspectivas bíblicas que ajudam a mostrar como a autêntica devoção mariana aparece não apenas na tradição da Igreja, mas também nas Sagradas Escrituras.
Segundo o cardeal, em vez de estabelecer limites, a nota busca acompanhar e apoiar o amor a Maria e a confiança em sua intercessão materna. A íntegra da nota doutrinal Mater Própolis Fideles você encontra em nosso site noticias.cancaonova.com. De Roma Danúbia para o Canção Nova Notícias.



