Leão XIV deseja que a Campanha da Fraternidade inspire políticas públicas para oferecer à população mais carente melhorias significativas nas condições de habitação
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Leão XIV/ Foto: REUTERS/Remo Casilli
O Papa Leão XIV enviou uma mensagem aos fiéis brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade, que começa nesta Quarta-Feira de Cinzas, junto com a Quaresma. A iniciativa é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) há mais de 60 anos e, em 2026, traz como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1, 14).
Citando Santo Agostinho, Leão XIV recorda que o período da Quaresma é marcado pela oração e jejum mais do que em qualquer outro tempo do ano. Mas traz, igualmente, o convite à caridade com os mais pobres e necessitados. O Pontífice destaca que estes são os verdadeiros destinatários do amor preferencial da Igreja, “como fiz questão de recordar na Exortação Apostólica Dilexi te”.
Na campanha deste ano, o convite é voltar o olhar para quem sofre com a falta de moradia digna, pontua o Papa. O desejo de Leão XIV é que esta dura realidade leve não somente a ações isoladas – também estas necessárias, segundo o Pontífice – mas conscientize todos de que a partilha dos dons que Deus concede deve ser uma atitude constante, “que nos compromete a ir ao encontro de Cristo presente naqueles que não têm onde morar.”
Políticas públicas para melhores moradias
“Desejo igualmente, queridos irmãos e irmãs, que as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade possam inspirar as autoridades governamentais a promover políticas públicas, a fim de que, trabalhando todos em conjunto, seja possível oferecer à população mais carente melhorias significativas nas condições de habitação.”, escreve o Pontífice.
Leão XIV confia estas intenções a Nossa Senhora, Rainha e Padroeira do Brasil, que tem sua casa no Santuário Nacional de Aparecida. “Como penhor de abundantes graças, concedo de bom grado aos filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham para que todos tenham moradia digna, a Bênção Apostólica.”




