Em seu discurso aos representantes da Federação Luterana Mundial, Leão XIV destaca a natureza original da Confissão de Augsburgo
Da redação, com Vatican News

Papa Leão XIV / Foto: Guglielmo Mangiapane – Reuters
A história, por vezes, reinterpreta e distorce os significados, manchando um momento de reconciliação eclesiástica como divisivo. É o caso da Confissão de Augsburgo, a primeira exposição oficial dos princípios da fé protestante publicada em 1530, com um potencial ecumênico capaz de reunir duas confissões diferentes sob o único Cristo: não uma “palavra estranha”, mas uma raiz comum “capaz de realizar os anseios mais profundos da humanidade”. Assim, o Papa Leão XIV dirigiu-se à Federação Luterana Mundial, em seu discurso proferido na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro.
Compreensão comum
O Pontífice agradeceu ao presidente da Fundação, o bispo Henrik Stubkjær, e à secretária-geral, a reverenda Anne Burghardt, por sua presença, e manifestou sua satisfação com o amadurecimento das relações entre católicos e luteranos ao longo das décadas, nos planos espiritual e teológico. Nesse sentido, ele relembra a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, assinada em 1999 em conjunto com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, na qual se afirmava “uma compreensão comum de nossa justificação, operada pela graça de Deus por meio da fé em Cristo”.
Além da “diplomacia eclesial”
Leão XIV relembrou as palavras de seu predecessor Francisco ao descrever o ecumenismo à Federação como um “caminho de graça” e não como “diplomacia eclesial”. De fato, ele não depende de negociações humanas, mas da ação de Deus, “que purifica a memória e o coração, vence as rigidezes e orienta para uma comunhão renovada”.
A comunhão renovada na fé apostólica, nos sacramentos e nos ministérios é a meta de nosso caminho ecumênico de graça, que percorremos juntos, guiados pelo Evangelho.
Redescobrir a herança apostólica
No caminho comum entre cristãos e luteranos, o Pontífice lembrou a próxima etapa em 2030, que marcará o 500º aniversário da Confessio Augustana, evento que pode se tornar uma “profunda experiência ecumênica” na perspectiva da “unidade plena e visível”. Em seguida, o Papa citou outro de seus predecessores, São João Paulo II, que, no 450º aniversário do documento, lembrou como ele havia sido assinado em uma época de ameaças à Igreja ocidental, com a intenção de “testemunhar seu credo em uma Igreja santa, católica e apostólica”.
A Confissão de Augsburgo foi originalmente concebida como um documento de reconciliação no seio da Igreja. Somente posteriormente passou a ser entendida como um texto de confessionalização divisiva. Com vistas a 2030, seria desejável que pudéssemos, mais uma vez, afirmar juntos o potencial ecumênico pré-confessional da Confessio Augustana. Dirijo um apelo sincero a todos os crentes, e em particular aos teólogos, para que concentrem sua atenção em Cristo e em seu Evangelho. Voltemos, com profunda devoção, às nossas raízes comuns, à fé da Igreja primitiva e aos Padres da Igreja, a fim de redescobrir a herança apostólica e pré-confessional que nos une verdadeiramente como irmãos e irmãs em Cristo.
Reconhecer Jesus como “fonte viva”
Leão XIV concluiu seu discurso expressando o desejo de que a própria figura de Jesus não se torne “estranha ao mundo”, mas seja testemunhada no ecumenismo, que o reconhece como “fonte viva capaz de satisfazer as aspirações mais profundas da humanidade”.




