Proximidade

Papa abrirá ano pastoral da Diocese de Roma em 19 de setembro

Anúncio foi feito pelo vigário para a diocese de Roma em carta de agradecimento a todos os que prepararam o recente Jubileu dos Jovens

Da Redação, com Vatican News

Basílica de São João de Latrão é a catedral da diocese de Roma / Foto: Joyce Mesquita

O Papa Leão XIV abrirá, na tarde de 19 de setembro, na Basílica de São João de Latrão, o ano pastoral da diocese de Roma. O anúncio foi feito pelo vigário para a diocese de Roma, Cardeal Baldassare Reina, em uma carta divulgada nesta segunda-feira, 4.

No documento, o cardeal, em nome do conselho episcopal, expressou gratidão a todos os que participaram da preparação para o Jubileu dos Jovens, especialmente para a vigília e para a missa presidida pelo Papa.

“O nosso Bispo aceitou com alegria acompanhar, pessoalmente, o início do ano pastoral e virá à nossa basílica catedral na tarde de 19 de setembro para traçar o caminho da nossa Igreja em uma grande assembleia diocesana. Desejo compartilhar esta alegria para que possamos alimentá-la com a oração de agora em diante”, escreveu o cardeal na carta.

A generosidade do acolhimento

Um agradecimento especial foi feito pelo cardeal à pastoral juvenil a partir do seu diretor, dom Alfredo Tedesco. O vigário destacou o empenho e o caminho de acompanhamento oferecidos no último ano, em especial com a ideia de estabelecer uma rede de representantes da pastoral juvenil para cada prefeitura.

“Trinta e seis padres responsáveis realizaram um serviço valioso, muitas vezes talvez escondido dos olhos da maioria das pessoas, mas muito útil para incentivar comunidades individuais, mapear os locais destinados à acolhida, apoiar líderes juvenis e relatar dificuldades em tempo hábil, a fim de encontrar soluções adequadas e oportunas”.

Gratidão também aos voluntários que trabalharam seja em âmbito diocesano, seja nas comunidades paroquiais. “Foi bonito ver a generosidade de tantos irmãos e irmãs que, segundo suas possibilidades, fizeram o que puderam para tornar mais bela e mais familiar a acolhida”.

A acolhida aos jovens peregrinos foi designada à diocese de Roma pelo Dicastério para a Evangelização. Uma tarefa que, segundo o Cardeal Reina, foi colocada em ação com prontidão e boa vontade. As últimas semanas acabaram sendo marcadas por imprevistos e dificuldades, diante dos quais ele até se desculpou caso a diocese não tenha estado pronta para resolver algum problema.

Mas, acima de tudo, o cardeal relatou, por fim, a satisfação pelo sucesso do Jubileu dos Jovens. “Creio que conseguimos mostrar o rosto de uma Igreja que busca ser fiel à sua íntima vocação de ‘mãe de todas as Igrejas’ na caridade e na comunhão. E quando vemos os frutos desse compromisso, nos sentimos encorajados e descobrimos o lado belo da nossa diocese, cheia de vitalidade e frescor”, conclui a carta.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo