PERU

Nuncio peruano reflete o laço de Leão XIV com a América do Sul

O Arcebispo Paolo Rocco Gualtieri reflete sobre os fortes laços entre o novo Papa e o Peru, onde passou grande parte de sua vida a serviço da Igreja

Da redação, com Vatican News

Dom Paolo Rocco Gualtieri, Núncio Apostólico no Peru / Foto: Reprodução Youtube

A eleição do Papa Leão XIV provocou alegria e profunda emoção em todo o Peru, um país que se sente parte da vida e do ministério do novo Pontífice. O Arcebispo Paolo Rocco Gualtieri, Núncio Apostólico no Peru desde 2022, falou ao Vatican News sobre suas memórias pessoais do novo Papa e sobre como ele acredita que seus profundos laços com a nação e sua experiência missionária enriquecerão seu pontificado.

Uma vida enraizada no Peru

“O Peru se alegra com a eleição do Papa Leão XIV”, disse o Arcebispo Gualtieri. “Ele passou a maior parte de sua vida aqui, adquirindo profunda experiência como missionário, pastor, educador e bispo. Chegou como jovem padre e missionário, lecionou Direito Canônico no Seminário Maior, serviu por dois mandatos como superior provincial e, posteriormente, tornou-se Administrador Apostólico e Bispo da Diocese de Chiclayo. Ele verdadeiramente entregou seu coração ao Peru.”

Leia também
.: Leão XIV inicia seu ministério: “É a hora do amor! Olhem para Cristo”
.: Comunidade peruana em SP celebra a eleição do Papa Leão XIV

O prelado acrescentou que as memórias do serviço do Cardeal Robert Francis Prevost em tempos críticos permanecem vivas. Ele destacou, em particular, sua liderança e compaixão durante a pandemia de 2020 e as consequências das condições extremas devastadoras causadas pelo El Niño em 2023. Sua presença e comprometimento durante essas crises, acrescentou, reforçaram seu vínculo com o povo peruano.

Um sinal de esperança para uma nação em crise

Para o Arcebispo Gualtieri, a profunda ligação do Papa com o Peru não é apenas um legado pessoal, mas também uma fonte de encorajamento para uma nação que enfrenta desafios políticos e sociais.

“As pessoas se sentem muito próximas dele”, disse ele. “Lembro-me de sua primeira visita ao Peru como Cardeal. Tive a honra de acompanhá-lo a Chiclayo, e a acolhida foi avassaladora. Ficou claro que ele havia sido um pastor que caminhou com seu povo.”

Nessa jornada compartilhada, Gualtieri disse que vê um sinal de esperança: “Sua eleição também é uma mensagem de encorajamento para o povo peruano em um momento difícil. Lembra-lhes que não foram esquecidos e que sua experiência e fé ajudaram a moldar o novo Papa.”

Um pastor com um coração voltado para a unidade

Refletindo sobre o caráter do Sucessor de Pedro, o Núncio o descreveu como “um homem simples, mas determinado, um grande pastor”. Esse coração pastoral, disse ele, será central para seu ministério como Papa.

“Acredito que seu tempo no Peru foi uma experiência bela e formativa”, observou o Arcebispo Gualtieri. “Ela o moldou como missionário, professor e bispo. Isso será uma riqueza para seu pontificado.”

Enquanto a Igreja olha para o futuro sob a liderança do Papa Leão XIV, o prelado expressou confiança em sua visão: “Seu papado será marcado por um compromisso com a unidade, uma Igreja sinodal e colegial que caminha unida como povo de Deus. Como ele mesmo disse, a Igreja é chamada a trazer luz à noite do mundo.”

Em um momento em que, como o Papa Francisco repetidamente alertou, o mundo está enfrentando uma “Terceira Guerra Mundial travada aos poucos”, o Núncio concluiu que “precisamos de unidade e paz mais do que nunca”. O Papa Leão XIV, concluiu, está bem preparado para nos guiar nessa direção.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo