Leão XIV encontrou-se com um grupo de religiosas Agostinianas Recoletas do México, indicando o caminho do seguimento a Deus no amor
Da Redação, com Vatican News

Papa Leão XIV / Foto: REUTERS/Ciro De Luca
Antes da Audiência Geral desta quarta-feira, 15, o Papa Leão XIV recebeu um grupo de 40 Agostinianas Recoletas do México, acompanhadas pelo prior-geral, Miguel Ángel Hernández. As monjas foram a Roma para participar do Jubileu da Vida Consagrada na semana passada e do Encontro da Família Agostiniana Recoleta.
Leia também
.: Papa: Cristo é quem sacia o nosso coração, não poderes e posses
“Para encontrar o Senhor na vida que com muito prazer abraçamos, devemos, como peregrinos, percorrer um caminho. É verdade que há muitos, mas todos se reduzem a dois: ‘Misericórdia e verdade’. Por essas duas vias, caminhemos em direção ao Senhor, servindo como Marta nas obras de misericórdia ou descansando como Maria aos pés de Jesus para contemplar a verdade.”. pediu o Pontífice.
O caminho do amor
Fazendo referência a São Tomás de Villanueva (1488-1555), pregador, escritor espanhol e religioso agostiniano, o Papa reforçou que encontrar o Senhor é fazer o caminho do amor, o “delicioso caminho do amor”, disse o santo de Valência, ao acrescentar: “há algo mais fácil, mais agradável do que amar? […] É muito fácil, pois, o caminho do amor, seja a Deus, seja ao próximo”.
Esse amor, continuou Leão XIV, “não é algo que se conquista com esforço, mas que se recebe como um dom”, a partir do coração e do amor por Deus. “Se falta o fogo do amor, os trabalhos perdem o sentido e se tornam ‘um fardo para a alma’, mas ‘onde há amor não há penas’”.
“Queridas irmãs, invoquemos a proteção maternal de Nossa Mãe do Bom Conselho e a intercessão de São Tomás de Villanueva, que tanto amou a missão na América para percorrer este caminho de perfeição com paciência e ânimo esforçado para chegar ao fim.”
A Federação de Monjas Agostinianas Recoletas do México já expandiu pelo próprio país e também pelo Brasil, Estados Unidos e Quênia, por exemplo, compartilhando com os mosteiros a participação em atividades e recursos comuns relativos à formação inicial e permanente, pastoral vocacional e administração econômica.