CASA COMUM

Laudato si’: Papa Leão XIV lançará novo capítulo ecológico e espiritual

O Pontifíce inauguara nesta sexta-feira, 5, um complexo dedicado à encíclica Laudato Si’, que contará com uma área de 55 hectares dedicado à educação ecológica

Da redação, com Vatican News

Jardins no Castelo Gandolfo / Foto: Reprodução Reuters

A Vila Papal e seus exuberantes jardins em Castel Gandolfo, localizado a cerca de 25 quilômetros a sudeste de Roma, é um amplo complexo de edifícios e jardins com vista para o Lago Albano. Originalmente, o local pertencia à vila do Imperador Domiciano, mas foi adquirido pela Santa Sé e historicamente serviu como residência de verão dos Papas.

Papa Leão XIV e o Projeto Laudato Si’

Esta semana, o Papa Leão XIV inaugurará oficialmente grande parte da propriedade de Castel Gandolfo como o projeto ecológico Borgo Laudato si’. A iniciativa de 55 hectares oferecerá agora, em vários idiomas, uma visita guiada de uma hora aos jardins, terras agrícolas, centro educacional Laudato si’, restaurante e mercado para turistas e visitantes internacionais.

O centro educacional, por outro lado, estará aberto especialmente para visitantes de um dia ou de longa permanência, grupos diocesanos e paroquiais, religiosos, padres, bispos, crianças em idade escolar, universidades, comunidades vulneráveis ​​e delegações de conferências episcopais que desejem replicar o modelo. Serão interessantes cursos projetados especificamente para o mundo empresarial, voltados para CEOs e líderes do setor. No entanto, reiterou o Diretor Administrativo do Borgo Laudato si’, Pe. Manuel Dorantes, todos são bem-vindos ao centro.

O projeto reflete a visão do Papa Francisco, que abriu a Vila Papal ao público e criou a iniciativa em 2023. O Papa Francisco pretendia promover a educação ecológica criando um espaço dedicado à formação e à conscientização sobre questões ambientais.

Embora o Palácio Papal permaneça reservado ao uso do Papa, o Padre Dorantes informou ao Vatican News que, neste verão, o Papa Leão XIV estava feliz em compartilhar os jardins com os visitantes. O Papa optou por fazer suas caminhadas diárias e rezar nos jardins durante as tardes, após a saída dos visitantes.

Estátua da Bem-Aventurada Virgem Maria / Foto: Reprodução Reuters

Uma videira dedicada ao Papa Francisco

De muitas maneiras, essa abertura, tanto do Papa Francisco quanto do Papa Leão XUV, é um testemunho notável da disposição de ambos os Papas em compartilhar o espaço de Castel Gandolfo e seus arredores imaculados, anteriormente reservados exclusivamente para uso papal.

Os visitantes da propriedade de Castel Gandolfo agora podem visitar os jardins e rezar diante da Madonina — uma estátua da Bem-Aventurada Virgem Maria — onde vários Papas teriam levado os fardos da Igreja diante de Maria, a mãe da Igreja. Os visitantes, durante o passeio, verão as antigas ruínas romanas de Domiciano, o Observatório do Vaticano, a fazenda, estátuas e objetos de arte raros espalhados pela propriedade.

De acordo com o Pe. Dorantes, um novo vinhedo maior também foi desenvolvido, substituindo o menor. Em colaboração com uma universidade italiana, uma nova videira pioneira dedicada ao Papa Francisco foi plantada. Pe. Dorantes tinha uma estimativa anedótica de que o vinho poderia estar pronto para ser engarrafado em 2029.

No local, uma nova adição em construção conta com um restaurante que servirá produtos da fazenda, além de um mercado que oferece itens como azeite, mel, laticínios e outros produtos. Os visitantes também terão a oportunidade de participar de atividades como a produção de queijos.

Centro espiritual do projeto

No cerne do projeto Borgo Laudato si’ está a visão da Igreja de ecologia integral, conforme articulada pela encíclica papal Laudato si’. Trata-se de uma abordagem que une a fé ao cuidado tangível pela Terra e seus habitantes. A Igreja espera que projetos semelhantes à Laudato si’ surjam em dioceses ao redor do mundo.

O novo Centro de Educação Superior Laudato si’, recentemente construído na propriedade, deverá ser abençoado pelo Papa Leão XIV na sexta-feira desta semana. Quando estiver em pleno funcionamento, oferecerá cursos sobre Laudato si’, agricultura orgânica, práticas sustentáveis ​​e treinamento em liderança ecológica. Assim, a espiritualidade do centro será nutrida por meio de cursos personalizados que respondam à necessidade urgente de cuidar do nosso planeta compartilhado.

O Diretor Administrativo do projeto Laudato si’, o padre mexicano Manuel Dorantes, é sacerdote da Arquidiocese de Chicago, nos EUA.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo