Leão XIV celebrou nesta tarde as vésperas por ocasião da festa de Nossa Senhora do Rosário, destacando o exemplo de Maria ao confiar nos planos de Deus
Da Redação, com Vatican News

Leão XIV durante celebração na Domus Australia / Foto: VATICAN MEDIAIPA/Sipa USA via Reuters Connect
O Papa Leão XIV presidiu, na tarde desta segunda-feira, 6, a celebração das vésperas por ocasião da festa de Nossa Senhora do Rosário na “Domus Australia”, uma casa religiosa para férias no centro de Roma.
Em sua homilia, Leão XIV manifestou a satisfação de celebrar as vésperas. “De fato, essa devoção à Nossa Santíssima Mãe ocupa um lugar especial em meu coração, por isso também estou feliz por compartilhar esta ocasião com a comunidade australiana presente para esta bênção solene da imagem restaurada de Nossa Senhora de Pompeia.”
Lembrando que este jubilar coloca em evidência a virtude teologal da esperança, o Pontífice frisou o exemplo de Maria, que encarnou essa virtude através de sua confiança de que Deus cumpriria suas promessas. “Costuma-se dizer que a Encarnação ocorreu primeiro no coração de Maria, antes de ocorrer em seu ventre. Isso enfatiza sua fidelidade diária a Deus”, afirmou o Papa.
“Deus nunca se atrasa, somos nós que temos que aprender a confiar, mesmo que isso exija paciência e perseverança. O tempo de Deus é sempre perfeito.”, disse o Papa. Ele acrescentou que Deus sempre vem para nos salvar e libertar, para que nossos corações possam dizer “sim” a Ele, como fez Maria.
O canto alegre de Nossa Senhora
O Santo Padre convidou os fiéis a, ao cantarem o Magnificat, refletirem sobre como Maria, a verdadeira Filha de Sião, se alegrou em Deus, seu Salvador, porque viu as graças que lhe foram concedidas e como Deus sempre foi fiel a Abraão e aos seus descendentes.
“Ao venerar Nossa Senhora de Pompéia na Domus Australia, rezo para que vocês também sejam fortalecidos pelo Espírito Santo em seu próprio serviço ao Senhor e à sua Igreja, e que possa dar muitos frutos, frutos que perdurem”, concluiu.
No final das vésperas, o Papa abençoou a imagem da Nossa Senhora de Pompeia, uma cópia doada aos Padres Maristas pelo Beato Bartolo Longo no final do século XIX e restaurada poucos dias antes de sua eleição, em 8 de maio passado. A imagem, uma tela a óleo com coroa e estrelas de ouro, encontra-se na Igreja de Santa Maria do Rosário de Pompéia e São Pedro Chanel, anexa à Domus.
Sobre o local da celebração
A Domus Australia acolhe principalmente peregrinos e turistas australianos – ou anglófonos – em visita à capital. Localizada perto da estação Termini, é um edifício histórico com antigas relíquias romanas, originalmente uma casa dos Padres Maristas, adquirida pela Arquidiocese de Sydney com o apoio de outras dioceses australianas no final dos anos 2000. A Domus foi inaugurada por Bento XVI em 2011.
A missa na igreja é celebrada todos os dias em inglês. A Domus é também um centro de música sacra. E todos os dias há adoração eucarística às 17h.