O NOVO PAPA

CNBB organiza coletiva e se pronuncia sobre a eleição de Leão XIV

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reuniu seu secretário-geral e o Núncio Apostólico para falarem sobre a escolha do novo Sucessor de Pedro

Da redação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma coletiva nesta quinta-feira, 8, para celebrar o anúncio do novo Bispo de Roma, Papa Leão XIV. Padre Arnaldo Rodrigues, assessor de imprensa da CNBB, deu início a este encontro apresentando Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, e o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, que apresentaram seus pontos de vista a respeito da eleição do novo Sucessor de Pedro.

Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB, na coletiva desta quinta-feira, 8 / Foto: Reprodução Youtube

“O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, e depois dos novendiali, pelo Conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício”, disse Dom Ricardo.

Dom Giambattista Diquattro recordou a partida do Papa Francisco e o legado que deixou à Igreja contemporânea. “A participação [no funeral de Francisco] foi ainda mais significativa na liturgia fúnebre, quando muitos se uniram para homenageá-lo, um momento de uniformidade universal. Ele foi reconhecido em todo o mundo. Ainda hoje, muitas pessoas formam filas para visitar seu túmulo”, disse.

Sobre o Papa Leão XIV, Dom Giambattista Diquattro ressaltou a importância da missão evangelizadora que o Bispo de Roma terá em seu pontificado, especialmente neste Ano Jubilar e sem esquecer do espólio de Francisco.

“Todos rezaram para que fosse escolhido um Papa de acordo com a vontade de Deus. No senáculo deste dias, vivido por toda a Igreja reunida, ainda que dispersa pelo mundo, foi eleito o novo Papa. Em suas primeiras palavras, Leão colocou seus pensamentos alinhados com Papa Francisco. Especialmente pelo nossos irmãos e irmãs mais necessitados. O Papa Leão XIV concluiu recordando a Virgem Mãe. A segunda parte do Ano Jubilar ganha um novo impulso de graça”, ponderou.

Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB e que está em Roma desde o início do conclave, mandou uma mensagem ao episcopado brasileiro. Ele disse que estará em missa com todos os cardeais presentes em Roma nesta sexta-feira, 9, que será celebrada pelo Papa Leão XIV.

Um Papa estadunidense que pede paz

O mundo passa por um momento delicado quando se trata de paz. Ucrânia, Israel, Palestina, Paquistão, Índia entre outras dezenas de nações vivem conflitos que levam muita destruição ao mundo. Para o secretário-geral da CNBB, foi importante, em seu primeiro discurso, que o novo Sucessor de Pedro ressaltasse a paz.

“Ele já mostra que seu nome seguirá a linha de Leão XIII. E reforça o bem entre os povos, a paz. Diria que ele veio mostrar que o mundo inteiro deve olhar pela paz. São mais de 80 conflitos em todo o mundo. Com sua fala, o Papa recomenda que retomemos o diálogo entre as nações e o bem comum. Já trouxe de maneira bem positiva a paz no mundo”, observou.

Dom Ricardo assegurou ainda que todas as atividades programadas para o Jubileu seguem adiante. “E até com mais alegria”, ressaltou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo