ENCONTRO

Capela Sistina sedia oração ecumênica com Rei Charles e Rainha Camilla

O Rei Charles III e a Rainha Camilla juntam-se ao Papa Leão XIV na Capela Sistina para a Oração do Meio-dia como parte da sua visita oficial de estado

Da redação, com Vatican News

Rei Charles III e a Rainha Camilla no final do encontro com o Papa Leão XIV, seguido de uma celebração ecumênica na Capela Sistina, no Vaticano / Foto: Anadolu via Reuters Connect

Depois de uma reunião no Palácio Apostólico no início da manhã desta quinta-feira, 24, o Papa Leão XIV, o Rei Charles III e a Rainha Camilla da Inglaterra reuniram-se para um serviço ecumênico de oração na Capela Sistina. A eles se juntaram o Reverendíssimo Stephen Cottrell, o 98º Arcebispo de York e o Primaz da Inglaterra — o segundo bispo mais antigo da Igreja da Inglaterra.

O Papa e o Arcebispo conduziram uma oração composta por salmos e uma leitura do Evangelho. A capela com afrescos de Michelangelo estava repleta de convidados, incluindo o Arcebispo de Westminster e Presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales, Cardeal Vincent Nichols, e o Arcebispo de St Andrews e Edimburgo, Leo Cushley, representando o episcopado escocês.

Uma visita histórica

Esta visita marcou um momento histórico nas relações anglicano-católicas – um momento que não ocorria há 500 anos. Dois temas marcaram o percurso: a unidade dos cristãos e o cuidado com o meio ambiente.

Originalmente agendada para abril, a visita foi cancelada devido a problemas de saúde do Papa Francisco. Um dos seus objetivos era destacar o compromisso partilhado do Rei Charles e do Papa argentino com o cuidado da Criação – dez anos após a publicação da encíclica Laudato si’.

Além disso, o serviço ecumênico de oração, realizado em latim e inglês, baseou-se nas boas relações entre o Vaticano e o Reino Unido. Também cumpriu um desejo do Rei Charles, que, como Governador Supremo da Igreja de Inglaterra, está há muito empenhado no envolvimento inter-religioso.

Uma ponte entre duas religiões

Desde o hino de abertura do serviço de oração, o tema da unidade cristã e do ecumenismo ficou evidente. O texto original foi escrito por Santo Ambrósio de Milão, Doutor da Igreja. Foi traduzido por São John Henry Newman, que foi anglicano durante metade de sua vida antes de se converter ao catolicismo.

O rei Charles participou da cerimônia de canonização do teólogo inglês em 2019. São João Henry Newman será declarado Doutor da Igreja em 1º de novembro pelo Papa Leão.

Dando continuidade a este clima de comunhão, a capela encheu-se das vozes dos Clérigos Leigos da Capela de São Jorge do Castelo de Windsor e das Crianças da Capela Real do Palácio de São Tiago – ambos convidados pelo Rei Charles e pela Rainha Camilla – juntamente com o Coro da Capela Sistina. Os três grupos cantaram e cantaram o hino e os salmos da oração do meio-dia.

Quando o órgão sinalizou o fim do serviço de oração, o Papa Leão saiu da Capela Sistina lado a lado com o rei Charles.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo