Calígrafo muçulmano redige Evangelho de Lucas para o Papa

O calígrafo muçulmano Yasser Abu Saymeh dedicou os últimos dois meses à arte cristã. Ele copiou o Evangelho de Lucas para o árabe em letra cursiva e ornamentada. Abu Saymeh pretende entregar o presente a Bento XVI durante a visita papal à Terra Santa em maio.

O redator nunca havia lido o Novo Testamento antes de ser escolhido para a tarefa pelo prefeito de Belém, que é cristão. Abu Saymeh disse que começou a apreciar as vertentes compartilhadas pelas duas religiões. “Eu vi que muitas das questões enfatizadas no Cristianismo também existem na minha religião”, afirmou.

O artista praticamente já terminou o texto, que deverá ser publicado em 65 páginas. O Evangelho será acompanhado por figuras coloridas retratando a vida de Cristo, da Natividade à Crucificação. A caligrafia é valorizada na cultura islâmica, já que a arte figurativa tende a ser considerada idolatria.

O papa receberá o presente no dia 13 de maio, quando visitará Belém, na peregrinação que passará por outros lugares da vida de Jesus, como Nazaré e Jerusalém.

Segundo o prefeito de Belém, Victor Batarseh, o Evangelho de Lucas foi escolhido por conter, entre os quatro, mais detalhes da passagem de Jesus pela cidade. A escolha de Abu Saymeh foi feita, afirmou Batarseh, não só por seu talento, mas como sinal de coexistência religiosa. “É uma mensagem para o mundo. Belém é um local de relações fraternas entre muçulmanos e cristãos”, disse. Os muçulmanos representam dois terços dos 30 mil habitantes.

O calígrafo afirmou ter aceito a missão, em parte, porque queria demonstrar uma forma de conciliação e afastar-se de extremistas. “Quero que isso seja uma mensagem para mostrar que o artista muçulmano é tolerante e não agressivo, apesar dos abusos ocasionais cometidos por extremistas”, explicou Abu Saymeh.

Leia mais
.: Peregrine na Terra Santa durante a visita do Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo