O Monte Nebo, local onde Moisés contemplou a Terra prometida, está situado na Jordânia, a leste de Israel. Este local foi visitado em 2000 pelo então Pontífice, João Paulo II. No próximo dia 9, durante a visita a Terra Santa, Bento XVI seguirá os passos de seu predecessor e visitará a Antiga Basílica do Memorial de Moisés.
Segundo o frei franciscano e arqueólogo, Eugênio Alliata, o Monte Nebo foi muito importante para o Papa João Paulo II: “Como Moisés, o então Papa chegou a este local. É o lugar onde se cumpre o desejo de toda humanidade, de poder ver realizado o plano de Deus”.
.: Clique aqui para assistir à reportagem
O Monte Nebo
O Monte Nebo é uma ramificação da cordilheira de Abarim. Está situado a 19 quilômetros a leste da desembocadura do rio Jordão e a cinco quilômetros a oeste de Medeba. Está localziado a mais de 1220 metros acima do nível do Mar Morto e oferece uma vista de grande parte da palestina.
Desde o ano de 993 d.C, os primeiros peregrinos afirmam que havia uma pequena igreja nesse lugar. Por volta do século VI, Pedro, o Ibérico, a descreveu como um grande templo, cujo nome foi dado em honra ao profeta Moisés.
As escavações realizadas pelos franciscanos, confirmam as histórias dos primeiros viajantes. A igreja foi ampliada no fim do século V. Tudo indica que tenha sido destruída por um terremoto no final do século VI e reconstruída no ano 597.
Jordânia
A Jordânia está localizada a leste de Israel e, atualmente, conta com uma população estimada de 5 milhões de habitantes dos quais 94% são muçulmanos e 6%, cristãos. O seu território de 92 mil quilômetros quadrados é formado, em sua maioria, pelo deserto que abrange 90% do país. Deserto que presenciou momentos históricos e bíblicos e que serviu de trajeto para seus principais personagens como Moisés, Elias, João Batista e Jesus Cristo.
Leia mais
.: Envie seu vídeo sobre a visita do Papa à Terra Santa
.: Patriarca Latino de Jerusalém fala sobre viagem do Papa
.: Dom Moura diz que visita proporciona diálogo inter-religioso
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com