"A Terra Santa não precisa de muros e sim pontes"

“De fato, a Terra Santa não precisa de muros e sim pontes”. Foi fazendo memória desta frase de João Paulo II que o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Al Zeben, se referiu às “necessárias” negociações de paz entre seu estado e Israel. Em entrevista a Canção Nova, o embaixador explica porque acredita que a luta que existe entre os muçulmanos, cristãos e judeus é uma fantasia.

Há dois dias da visita do Papa Bento XVI à Terra Santa, Ibrahim Al Zeben fala ainda sobre a representatividade do fato, para a promoção da paz e para a coexistência pacífica. Confira a entrevista.

noticias.cancaonova.com – O que os cristãos e os muçulmanos podem fazer visando processo de paz?

Ibrahim Al Zeben – Vou me lembrar das palavras de João Paulo II, quando começou a fazer a análise sobre o muro: “Os israelenses não precisam de muro, mas, de pontes”. Isso é realmente o que precisamos. Mas, esta luta, aparentemente, entre cristãos, muçulmanos e judeus, é alguma fantasia, não é uma realidade. O que existe é uma luta entre os fanatismos destas religiões. Acho que os sábios das três religiões devem trabalhar para evitar que o fanatismo tome conta das nossas religiões monoteístas. Cristãos e muçulmanos podem fazer muito conjuntamente com os judeus que querem a paz. Esta terra de paz tem que voltar a ser um berço da coexistência pacífica entre as três religiões.

noticias.cancaonova.comComo o povo palestino está se preparando para receber o Papa?

Ibrahim Al Zeben – Estamos muito felizes em receber o Papa Bento XVI na Terra Santa, o berço do cristianismo. Todo o povo palestino está aguardando ansiosamente a visita desta máxima figura do cristianismo e da paz. Devemos lembrar a importância do Papa, que representa os dois milhões de cristãos ou 2,6 milhões de cristãos.

O Papa vai ver o sofrimento do povo palestino. Ele vai ver o muro que está separando os israelenses da Palestina, as medidas de ocupação contra o nosso povo, o que sofre o povo palestino, em geral, cristãos e muçulmanos.

Faz 61 anos que o povo palestino sofre a diáspora causada pelo estado de Israel. Que esta mensagem de paz tenha influência na sociedade israelense para que não siga esta escalada militar contra o povo palestino, esta escalada que estamos pagando até o dia de hoje.

Queremos uma vida normal, que realmente esta terra palestina volte a ser um berço da convivência pacífica e um berço da coexistência pacífica entre as três religiões monoteístas que nasceram e se desenvolvem em nossa terra. Isso é motivo de muito orgulho.

Cobertura
O Sistema Canção Nova de Comunicação vai fazer a cobertura completa da visita do Papa Bento XVI à Terra Santa. De 8 a 15 de maio, flashs ao vivo, transmissões em tempo real e reportagens especiais vão trazer todos os detalhes desta viagem papal, através da TV, Rádio e Internet.

Leia mais
.: Envie seu vídeo sobre visita do Papa à Terra Santa
.: Viagem do Papa a Terra Santa é um ato de coragem, diz Pe. Lombardi
.: Viagem do Papa à Terra Santa é a “mais esperada”
.: Papa pede orações pela população da Terra Santa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo