Encontro na Romênia

Na Romênia, Papa Francisco visita a Casa Jakab Antal Ház

Após a missa celebrada no Santuário de Şumuleu Ciuc, o Papa almoçou na Casa arquidiocesana Jakab Antal Ház

Da Redação, Com Vatican News

Francisco no trajeto ao Santuário de Şumuleu Ciuc, onde almoçou na Casa arquidiocesana Jakab Antal Ház / Foto: Vatican Media

Após a missa celebrada no Santuário de Şumuleu Ciuc, o Papa Francisco almoçou na Casa arquidiocesana Jakab Antal Ház, situada pouco distante do Santuário. Inaugurada em 2016, a casa é administrada pela Caritas da Diocese de Alba Iulia e ali são realizados congressos e eventos nacionais e internacionais de caráter cultural e espiritual.

A Casa é dedicada a dom Jakab Antal que foi arcebispo de Alba Iulia de 1980 a 1990. Durante o regime comunista, dom Antal foi preso e permaneceu 13 anos no cárcere, de 1951 a 1964, obrigado a trabalhos forçados numa mina de chumbo. Faleceu em 1993.

Ao chegar à estrutura, Francisco foi acolhido pelo diretor e por alguns colaboradores com suas famílias e crianças. O Santo Padre saudou e abençoou também um grupo de pessoas com deficiência.

Depois do almoço e antes de deixar a Casa Jakab Antal, o Papa saudou dez membros do comitê organizador da visita e deu-lhes de presente um quadro com o Sagrado Coração de Jesus.

A seguir, Francisco partiu de carro para o heliporto local e dali foi de helicóptero até o aeroporto internacional de Iaşi, cidade mais importante da região da Moldávia e uma das cidades mais antigas da Romênia.

Em Iaşi, o Papa faz uma visita privada à Catedral de Nossa Senhora Rainha e participa do encontro mariano com os jovens e as famílias na praça diante do Palácio da Cultura.

Presente de Francisco ao Centro Jakab

O Papa Francisco deixou de presente para a Casa Jakab Antal Ház um quadro de madeira feito totalmente de filigrana de papel multicolorido, que imita um famoso quadro do século XIX da escola portuguesa.

A técnica de filigrana consiste em enrolar tiras de papel, modeladas e coladas juntas para criar desenhos decorativos. É muito antiga. Já durante o Renascimento essa técnica era usada sobretudo no ambiente monástico. O Sagrado Coração de Jesus representado no quadro é um símbolo do amor de Jesus pela humanidade.

Leia mais
.: Todas as matérias da Viagem do Papa à Romênia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo