Papa é recebido no Equador e inicia viagem apostólica

Em solo equatoriano, o Papa Francisco inicia sua visita de nove dias à América Latina

André Cunha
Da redação

Pela segunda vez em seu pontificado, Papa Francisco visita a América Latina. O Pontífice começou sua peregrinação neste domingo, 5, e foi recebido, no Aeroporto Internacional  “Mariscal Sucre” de Quito, no Equador, pelo presidente do país, Rafael Correa, por membros da Conferência Episcopal Equatoriana, por outras autoridades e fiéis.

papa_presidente_abraço

Presidente do Equador, Rafael Correa recebe o Papa Francisco / Foto: Reprodução CTV

Leia também:
.: Quito, capital do Equador, espera chegada do Papa Francisco

Com um abraço cordial, o presidente acolheu o Santo Padre que, em seguida, cumprimentou algumas crianças. Francisco foi homenageado pelo canto do coral acompanhado por uma orquestra sinfônica, que também executou os hinos do Vaticano e do Equador.

O presidente Rafael Correa destacou em seu discurso a postura do país em defesa da vida, da família e do meio ambiente. Ele assegurou que a constituição do Equador será a primeira no mundo a outorgar o cuidado com a natureza.

Correa ainda lembrou, em tom bem-humorado as palavras da presidente Dilma Rousseff quando Francisco esteve no Brasil: “O Papa é argentino, mas Deus é brasileiro. Sim, Deus pode ser brasileiro, mas o paraíso é aqui. Este país é um paraíso, Santo Padre!”, disse.

O Papa, por sua vez, agradeceu ao presidente, que, por diversas vezes, citou discursos de Francisco, bem como, sua Encíclica Laudato Si, mostrando, segundo ele mesmo, “consonância” com seu pensamento.

papa_discurso

“Nunca percais a capacidade de dar graças a Deus pelo que Ele faz por vós”, pede o Papa aos equatorianos / Foto: Reprodução CTV

As primeiras palavras do Santo Padre, no Equador, também foram de agradecimento à acolhida recebida neste domingo e a Deus por tê-lo permitido retornar ao continente. No entanto, o Papa não deixou de, já num primeiro momento, lembrar os problemas sociais do Equador e da América Latina.

“Prestamos especial atenção aos irmãos mais frágeis e às minorias mais vulneráveis, que é a dívida de toda a América Latina. Para isso, senhor presidente, poderás contar sempre com o empenho e a colaboração da Igreja para servir esse povo equatoriano”, disse.

.: Leia a íntegra do primeiro discurso do Papa no Equador

O breve discurso foi encerrado com uma motivação para a gratidão a Deus e exortação à solidariedade. “Nunca percais a capacidade de dar graças a Deus pelo que Ele faz por vós. A capacidade de proteger o humilde e o simples, de cuidar das crianças e dos idosos. Que o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria derrame sobre vós a Sua graça e a Sua bênção”.

Após a cerimônia de boas-vindas, Papa Francisco participou de um encontro protocolar reservado com o presidente do Equador. Em seguida, dirigiu-se com a comitiva papal para a nunciatura apostólica onde passará a noite.

Nesta segunda-feira, 6, o Pontífice irá para Guayaquil, onde, entre outras atividades, visitará o Santuário da Divina Misericórdia. Veja a programação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo