Papa aos leigos: ajudar os pobres é bom, mas não o suficiente

“Encorajo-vos a multiplicar os vossos esforços no campo da promoção humana”, disse o Papa aos fiéis leigos coreanos

André Cunha
Da redação

Discursando aos fiéis leigos da Coreia do Sul, neste sábado, 16, o Papa Francisco agradeceu o trabalho que realizam na Igreja do país. Uma comunidade que, segundo o Pontífice, é herdeira da fé de gerações de leigos que perseveraram, apesar da escassez de sacerdotes e da ameaça de graves perseguições.

Acesse:
.: Íntegra do discurso papal aos leigos coreanos
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Coreia

Francisco também agradeceu ao trabalho e testemunho que os leigos dão àqueles que estão na periferia. Porém, exortou-os que esta missão não limita à assistência caritativa, mas estende-se ao compromisso com o crescimento humano.

“Dar assistência aos pobres é coisa boa e necessária, mas não é suficiente. Encorajo-vos a multiplicar os vossos esforços no campo da promoção humana, de modo que cada homem e cada mulher possa conhecer a alegria que deriva da dignidade de ganhar o pão de cada dia, sustentando assim a própria família”, disse.

Às mulheres católicas coreanas, Francisco disse ser muito grato pela “preciosa contribuição” que dão para a vida e a missão da Igreja no país. Ele destacou ainda a importância do testemunho prestado pelas famílias cristãs.

“Numa época de crise da vida familiar, as nossas comunidades cristãs são chamadas a apoiar os casais e as famílias no cumprimento da sua missão na vida da Igreja e da sociedade. A família permanece a unidade basilar da sociedade e a primeira escola onde as crianças aprendem os valores humanos, espirituais e morais que as tornam capazes de ser faróis de bondade, integridade e justiça nas nossas comunidades”, afirmou.

Por fim, o Papa pediu aos fiéis coreanos que, independente da contribuição particular dada à missão da Igreja, se promova nas comunidades uma formação mais completa dos leigos, através da catequese permanente e da direção espiritual.

Neste domingo, 17, às 20h30, acompanhe na TV Canção Nova um programa especial com o resumo da viagem do Papa à Coreia do Sul.

 


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo