Celebrações de Páscoa

Vaticano apresenta resumo das celebrações de Páscoa

As celebrações da Páscoa deste ano no Vaticano contam com a participação de grande número de fiéis, após dois anos de restrições devido à pandemia

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Daniel Ibanez – CNA

Nesta manhã de sexta-feira, 15, na Sala Marconi do Palazzo Pio, aconteceu o tradicional briefing para a transmissão em “Mundovisão” das celebrações da Páscoa presididas pelo Papa Francisco.

O resumo, apresentado e moderado pelo vice-diretor editorial da mídia vaticana, Alessandro Gisotti contou com as intervenções de Stefano D’Agostini, coordenador do Departamento de Produção Audiovisual, Roberto Romolo, responsável das Relações Internacionais de Radiodifusão, e da diretora da RAI da transmissão da Via Sacra no Coliseu, Brunella Olivari.

Via-Sacra no Coliseu

O rito da Via-Sacra foi destacado devido ao seu retorno depois de dois anos ao seu lugar tradicional onde esta prática teve início na época contemporânea, em 1964, com Paulo VI.

As meditações foram confiadas pelo Papa a famílias vindas de experiências e vivências diversas. A rota da Via-Sacra deste ano inclui 5 Estações dentro do Coliseu e 9 na parte externa. 

Mais de 150 organizações internacionais estarão conectadas ao vivo para acompanhar o evento, enquanto o número deve crescer ainda mais para a Bênção Urbi et Orbi

Para compreender o olhar com que Francisco olha para o rito da Via-Sacra, foi recordado o que disse na sua primeira Sexta-feira Santa como Pontífice. 

“A Cruz de Jesus é a Palavra com que Deus respondeu ao mal do mundo. Às vezes, parece-nos que Deus não responde ao mal, que permaneça calado. Na realidade, Deus falou, respondeu, e a sua resposta é a Cruz de Cristo: uma Palavra que é amor, misericórdia, perdão”, pontuou.

Vigília Pascal

Passando para a Vigília Pascal na Noite Santa, a Missa será precedida pelo sugestivo rito da bênção do fogo no Átrio da Basílica e pela posterior procissão enquanto se canta o Lumen Christi. 

Domingo da Páscoa

 No Domingo de Páscoa, como é sabido, a Missa volta a ser celebrada na Praça de São Pedro, após dois anos de pandemia. No início da celebração, será realizado o rito do Ressurexit: o Papa incensará o ícone do Ressuscitado. 

Trata-se do Ícone Acheropita do Salvador, obra de grande valor histórico e artístico. A ser destacado que uma das orações dos fiéis será lida em ucraniano.

Após a Missa, o Papa se dirigirá à Sala das Bênçãos, e dali irá até a sacada central da Basílica Petrina, de onde concederá a Bênção e a mensagem Urbi et Orbi. 

Ao lado do Papa, estarão o cardeal Renato Raffaele Martino e o cardeal Michael Czerny. Um fato significativo, já que o cardeal Czerny foi enviado duas vezes nas últimas semanas pelo Papa à Ucrânia e países vizinhos que acolhem refugiados para mostrar a proximidade da Igreja com o povo ucraniano, vítima da agressão militar russa.

Por sua vez, observou-se que o pontifício cardeal Konrad Krajewski está, nesta Semana Santa, na Ucrânia, onde, na quinta-feira, entregou um carro-ambulância, doação do Santo Padre.

Entrevistado pela mídia vaticana, o purpurado polonês sublinhou que o Papa Francisco quis que ali estivesse durante toda a semana para viver o Tríduo com os ucranianos. 

Flores holandesas na Praça

Outro sinal de retorno à normalidade após as limitações devido à Covid: na Páscoa, a Praça de São Pedro será embelezada com 40.000 flores que chegam diretamente da Holanda.

A tradicional homenagem floral holandesa ao Pontífice teve início com João Paulo II e chegou à sua 35ª edição. Antes de deixar a Holanda, as flores foram abençoadas pelo bispo de Rotterdam.

Transmissões em ucraniano e russo

 Em relação às transmissões nas diversas línguas, foi destacado que a mídia vaticana oferecerá o comentário, além dos idiomas usuais, também em ucraniano e russo da Via-Sacra, da Vigília Pascal e da Urbi et Orbi

Isso pretende ser um sinal de resposta à missão primordial dos meios de comunicação do Vaticano: levar a todo o mundo, especialmente àqueles que sofrem, a esperança do Evangelho através do Magistério do Papa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo