Simplicidade de Francisco foi o que conquistou os jovens

Dom Bernardino Marchió diz que o estilo de vida de Francisco atrai o mundo todo, em especial os jovens

André Cunha
Da Redação

Simplicidade de Francsico foi o que conquistou os jovens

Em sua estadia no Brasil, Francisco arrastou uma multidão de jovens que se encantaram com seu carisma / Foto: Arquivo – Canção Nova

Quem não se lembra do fervor da juventude em torno do Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro? Para o bispo da diocese de Caruaru (PE) e membro da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Bernadino Marchió, a simplicidade do Papa Francisco foi o que mais se destacou na relação entre o Pontífice e os jovens, especialmente durante a JMJ.

O Papa é muito simples, enfatizou Dom Bernardino.  “A sua pessoa, seu estilo de vida atrai o mundo inteiro e especialmente a juventude, que quer relacionamentos diretos e simples. O Papa, chegando ao Rio de Janeiro, já naquele primeiro momento em que ficou preso no trânsito, conseguiu mostrar que ele estava bem com o povo”.

Em seu primeiro discurso no Brasil, Francisco destacou aos jovens que Cristo abre espaço para eles, pois conhece a poderosa energia que sai do coração da juventude que encontra Sua amizade. “Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: ‘Ide, fazei discípulos'”, disse o Santo Padre.

Com um jeito simples e atencioso, Francisco chegou a mencionar um ditado popular muito utilizado no Brasil pelos pais em relação a seus filhos: os filhos são a menina dos nossos olhos. Partindo desse ditado simples, ele lançou mais uma reflexão profunda: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios”.

Acesse
:  Todas as matérias especiais do primeiro ano de pontificado de Francisco

O bispo recorda o que diz Francisco: “O pastor deve sentir o cheiro das ovelhas. E ele mostra que coloca isso em prática. Aproxima-se das pessoas, abraça-as e acolhe-as. Isso dá muita alegria aos jovens que também não têm medo de se aproximar dele”.

Em muitos momentos, Francisco tem se dirigido aos jovens com particularidade. Dom Bernardino acredita que as palavras do Papa não são apenas para agradar a juventude, mas significa um estilo de aproximação. Segundo ele, os jovens percebem que o Santo Padre confia neles, logo, aproximam-se, e querem ouvir seus ensinamentos.

Simplicidade de Francisco foi o que conquistou os jovens

Dom Bernardino Marchió / Foto: Arquivo

No entanto, a relação do Papa com os jovens não se resume em palavras. Francisco está preocupado com os desafios da juventude.  “O Papa mostrou isso não só no Rio de Janeiro, mas também em muitos outros encontros no mundo inteiro. Por onde ele vai, sempre se encontra com os jovens, e estes acorrem ao seu redor, para se sentirem estimulados e desafiados para continuar a viver bem seus sonhos e seus projetos”, explicou o bispo.

A juventude é um período em que, segundo Dom Bernardino, as pessoas tendem a procurar ídolos e referenciais. O bispo percebe que os jovens veem o Papa como um grande líder, uma referência. Mas para que esta relação não fique apenas nas boas intenções, Dom Bernardino deixa um conselho.

“Para responder a tudo aquilo que o Papa está dizendo, os jovens precisam se organizar nas comunidades. Nós estamos vendo também esse florescimento de grupos, de pastorais juvenis, movimentos e carismas que estão cada vez mais se organizando. Isso é importante. Precisamos sonhar juntos e dar espaço aos jovens nas organizações paroquiais”.

Testemunho

A reciprocidade na relação com o Papa é verdadeira. Ao menos, é o que mostra a história do jovem Eduardo Campos, 20 anos, morador da cidade do Rio de Janeiro.

Desde criança, ele frequentou igrejas protestantes, mas, após a renúncia de Bento XVI, quis conhecer melhor a fé católica. Participou da Jornada Mundial da Juventude, em julho, com o Papa Francisco. Logo depois, converteu-se ao Catolicismo. Segundo Eduardo, desde então, sua relação com Francisco se assemelha à de um discípulo que deseja aprender com o mestre.

“Ele me ajuda a viver a caridade, o amor; ensina-me a ser humilde. Identifiquei-me com ele, porque, apesar de toda a sua importância, não deixou a humildade de lado. Ele mostra que é o Santo Padre, mas que também é uma pessoa comum; ele é do povo. Ele me ensina que, independente da nossa posição, devemos sempre preservar a humildade”.

Simplicidade de Francisco foi o que conquistou os jovens

Cartaz exibido por Eduardo durante a Missa de envio da JMJ / Foto: Reprodução – Youtube Arqrio

Na Missa de envio, última celebração da JMJ, Eduardo exibiu um cartaz que dizia: “Santo Padre, sou evangélico, mas eu te amo!! Ore por mim e pelo Brasil! ‘Tu és Pedro…’”. O cartaz foi mostrado pelas câmeras de televisão e teve grande repercussão nas redes sociais.

Hoje, graças à sua experiência pessoal com Francisco, conforme testemunha, Eduardo pratica a fé católica participando da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz (RJ) onde faz pastoral de rua com o JMC (Jovens Missionários Católicos).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo