O coro inclui elementos do Coro do Santuário, do Schola Cantorum dos Pastorinhos e do Serviço de Música Sacra, além de jovens do Colégio de São Miguel
Da Redação, com Santuário de Fátima
Uma “vasta panóplia” de temas musicais marianos e dos pastorinhos vai animar as celebrações na Capelinha das Aparições durante a visita do Papa Francisco neste sábado, 5, a Fátima, Portugal. Haverá participação de um coro formado por 80 membros.
Dirigido pelo maestro Ricardo Campos, 31 anos, o coro inclui elementos do Coro do Santuário, do Schola Cantorum dos Pastorinhos e do Serviço de Música Sacra, além de jovens do Colégio de São Miguel, com idades entre 4 e os 90 anos e de várias nacionalidades.
Esta é a segunda vez que o maestro Ricardo Campos dirige o coro numa visita papal, momentos que classifica como únicos e que dão mais alento aos cantores para “trabalhar mais e mais horas”.
“Todas as visitas papais são especiais e esta, embora de curta duração, tem um significado muito importante, por causa da Jornada Mundial da Juventude”, sublinhou.
A intervenção do coro inicia-se logo de manhã e acompanha toda a visita do Papa até à sua partida para Lisboa e só vai terminar no final da Missa, no Recinto de Oração, a partir das 11h (hora local).
O coro fica instalado numa sala própria, junto à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o que “musicalmente tem vantagens, por poder garantir qualidade do som”, com o lado menos positivo de estar mais longe das celebrações, disse.
Licenciado em Direção de Coro e de Orquestra pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, Ricardo Campos é o mais jovem maestro de sempre a dirigir o coro do Santuário em visitas papais.