Francisco presidiu à Missa no Retiro Mundial de Sacerdotes e pediu-lhes: “sejam pastores com a ternura de Cristo”
André Cunha
Da redação
“É isso que eu peço a vocês: sejam pastores com a ternura de Deus. Deixem o peso na sacristia e sejam pastores com ternura”. Este foi o pedido do Papa Francisco na homilia desta sexta-feira, 12, durante a Missa no Retiro Mundial dos Sacerdotes.
O Santo Padre destacou que as leituras deste dia em que a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus mostram como Deus é ternura e amor. A primeira leitura em especial, disse o Papa, é um texto que se deve meditar na solidão e ouvir o que Deus tem a dizer por meio dele.
.: Leia também a pregação do Papa Francisco no Retiro Mundial dos Sacerdotes
O texto é do profeta Oséias, e diz: “Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles”.
“Que bonito! Que bom ouvir que o próprio Deus me ensina a caminhar; o Deus onipotente vem até mim e me ensina a caminhar. Quando vimos um Deus tão próximo ao povo? Essa ternura de Deus me ensinou a caminhar, sem ela eu não poderia caminhar no Espírito”, comentou o Papa. “Cada um de nós pode ver nesta leitura, sua própria história!”, completou.
Depois, recordando a ternura expressa na figura do Bom Pastor, Francisco lembrou que ele não bateu na ovelha, não gritou com ela, mas ao contrário, pegou-a nos braços, a colocou nos ombros e a levou para casa.
“Você faz a mesma coisa com os seus fiéis?”, perguntou o Papa. “Quando um fiel falta, você o procura ou já nos acostumamos a ser uma Igreja de uma só ovelha e deixamos que as 99 fiquem perdidas nas montanhas? Sou pastor de ovelhas ou me tornei cabeleireiro de uma só ovelha? Você se esqueceu de como se doa a ternura?”.
“O coração de Cristo é a ternura de Deus”, disse o Santo Padre. E concluiu: “Aos pequenos tratem com atenção, com ternura, com a mesma ternura de Cristo. É isso que nos diz o coração de Cristo, hoje. É isso que peço a vocês nesta Missa, hoje”.
.: