Francisco enviou carta ao arcebispo prelado de Pompeia e falou sobre importância da oração mariana, que deve ser proposta em particular aos jovens
Da Redação, com Vatican News
A Santa Sé divulgou, neste domingo, 10, uma carta do Papa Francisco enviada por ocasião do aniversário de 150 anos da chegada do quadro da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário a Pompeia, na Itália.
A mensagem foi encaminhada para o arcebispo prelado de Pompeia, Dom Tommaso Caputo. No texto, o Pontífice faz votos que Deus possa falar “por meio da mensagem de Nossa Senhora de Pompeia à humanidade necessitada de redescobrir o caminho da harmonia e da fraternidade”, na esperança de “que os seus numerosos devotos espalhados pelo mundo possam aderir sempre mais fielmente ao Senhor, testemunhando proximidade aos irmãos, especialmente aos mais necessitados”.
Leia mais
.: Papa exorta fiéis a rezarem o Rosário pelo fim das guerras no mundo
.: Saiba mais sobre a importância da oração do Rosário
O Santo Padre descreve o Rosário como um instrumento simples ao alcance de todos e que “pode apoiar a renovada evangelização à qual a Igreja é chamada hoje. Neste contexto, salienta que a oração deve ser proposta em particular aos jovens, para que não a vejam como uma ação repetitiva e monótona, “mas um ato de amor que nunca se cansa de ser derramado” e “uma corrente de amor que se torna abraço para os últimos e marginalizados”.
“Se buscas salvação, propague o Rosário”
Na carta, o Papa também relembra a história da pintura – que retrata Nossa Senhora entronizada com Jesus nos braços entregando a coroa do Rosário a Santa Catarina de Sena e a São Domingos – que chegou ao vale aos pés do Vesúvio, em 13 de novembro de 1875.
Foi Bartolo Longo quem levou o quadro à população de Pompeia, a fim de difundir a devoção ao Santo Rosário, depois de ter ouvido, um dia, “no fundo da sua alma” uma voz: “Se buscas salvação, propague o Rosário”.
Por fim, o Pontífice recorda a sua peregrinação a Pompeia em 21 de março de 2015, e lembrando “com gratidão as manifestações de fé vividas”, invoca “todas as graças para a terra da Campânia, de modo especial para quem vive situações de dificuldades”. Além disso, assegura sua bênção a todos aqueles que participarão dos eventos em comemoração pelos 150 anos da chegada do quadro da Virgem do Rosário.