Sessão de trabalhos do Conselho de Cardeais começou nesta segunda-feira, 15, com a presença do Papa Francisco
Da Redação, com Vatican News
Nesta segunda-feira, 15, no Vaticano, começou a reunião do Conselho de Cardeais do mês de abril, chamado C9, com a presença do Papa Francisco. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
A última sessão de trabalhos foi realizada de 5 a 7 de fevereiro e contou com a participação de três mulheres que ofereceram sua contribuição sobre o papel da mulher na Igreja. Nessa reunião, também foram analisados os caminhos sinodais em andamento na Igreja e o tema da evangelização, com relatórios do cardeal Luis Antonio Tagle e do arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeitos do Dicastério para a Evangelização.
O “novo” C9
Após a renovação do organismo pelo Papa em 7 de março de 2023, o Conselho de Cardeais agora é composto pelos cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia. O secretário é Dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima. A primeira reunião do novo C9 ocorreu em 24 de abril de 2023.
A instituição do Conselho de Cardeais
O Conselho foi estabelecido pelo Papa Francisco com o quirógrafo de 28 de setembro de 2013, com a tarefa de ajudá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto para a revisão da Cúria Romana – esse último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, publicada em 19 de março de 2022. A primeira reunião do C9 foi realizada em 1º de outubro de 2013.