Vaticano

Rei Charles III e Rainha Camilla visitam o Papa na Casa Santa Marta

Encontro privado aconteceu no vigésimo aniversário de casamento dos monarcas e quarto ano da morte do Rei Philip de Edimburgo

Da redação, com Vatican News

Encontro entre os monarcas e Francisco aconteceu nesta quarta-feira, 9/ Foto: Thomson Reuters

Em um dia particularmente significativo para sua família, entre seu vigésimo aniversário de casamento e os quatro anos da morte de Filipe de Edimburgo, os membros da realeza inglesa Charles e Camilla, em visita oficial à Itália, de 7 a 10 de abril, se encontraram com o Papa Francisco na tarde desta quarta-feira, 9. O encontro realizou-se na Casa Santa Marta, onde o Papa está em recuperação há mais de duas semanas após ter sido internado no Hospital Gemelli.

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que Francisco encontrou-se de forma privada com Rei Charles e a Rainha Camila. Durante o encontro, o Pontífice teve a oportunidade de expressar seus votos por ocasião do aniversário de casamento dos dois membros da realeza e retribuiu os votos de Charles de uma rápida recuperação de sua saúde – já que o rei foi internado no final de março passado devido aos efeitos colaterais do tratamento do câncer diagnosticado há um ano.

Encontro cancelado e remarcado

O Buckingham Palace anunciou um encontro oficial com o Papa no início de março, enquanto Francisco estava internado há alguns dias com pneumonia bilateral, explicando que a realeza inglesa passaria, no Vaticano, a primeira etapa de sua viagem à Itália para celebrar o Jubileu com o Pontífice. Uma nota posterior, datada de 24 de março, comunicou que o Rei Carlos III e sua esposa não encontrariam mais o Papa devido ao período de recuperação do mesmo. “Suas Majestades expressam seus melhores votos ao Papa por sua convalescença e esperam visitar a Santa Sé assim que ele se recuperar”.

Votos que o casal expressou pessoalmente durante o encontro realizado na tarde desta quarta-feira, 9. Charles III, além de ser o monarca do Reino Unido, é também, como se sabe, o chefe da Igreja Anglicana. Em 2019, na véspera da canonização do Cardeal John Henry Newman, primeiro britânico a ser proclamado santo em mais de quarenta anos, o então príncipe de Gales assinou um artigo no L’Osservatore Romano, chamando o evento de “motivo de celebração não apenas no Reino Unido e não apenas para os católicos, mas também para todos aqueles que prezam os valores que o inspiraram”. Charles participou da cerimônia no Vaticano, em 13 de outubro de 2019.

Durante esses três dias de visita, os soberanos britânicos se encontraram com o presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra, Giorgia Meloni. O Rei falou às Câmaras reunidas no Palácio Montecitório, sede da Câmara dos Deputados da Itália.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo