Fórum Econômico Humano

Promoção humana precisa de economias sustentáveis, defende Papa

Antes da Audiência Geral nesta quarta-feira, 11, Francisco recebeu os participantes do primeiro “Fórum Econômico Humano” que está sendo promovido em Roma

Da redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media Hans Lucas via Reuters

A essência da Laudato si’ foi proposta de forma sucinta por Francisco aos participantes do primeiro Fórum Econômico Humano (Human Economic Forum)  em andamento em Roma. Eles foram recebidos na manhã desta quarta-feira, 11, no Vaticano, pouco antes da Audiência Geral.

No discurso entregue aos presentes, o Pontífice reiterou claramente que a busca de “um desenvolvimento humano sustentável e integral é decisiva para a salvaguarda e a promoção do bem comum universal”, mas, para que seja incisiva, deve “manter sempre o olhar sobre as pessoas concretas, em todas as suas dimensões, para combater a pobreza, restituir a dignidade aos excluídos e, ao mesmo tempo, cuidar da casa comum”.

E, falando em sustentabilidade, o outro aspecto indicado pelo Santo Padre diz respeito aos sistemas econômicos: quanto mais eles forem capazes de “se sustentar no tempo”, mais “eficazes” serão os projetos de promoção humana resultantes. Ao apreciar o trabalho do Fórum Econômico Humano, Francisco concluiu enfatizando o princípio inspirador de tudo, a “sacralidade da vida humana”, o único valor que pode promover “a construção de um mundo melhor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo