Novo bispo

"Primeiro trabalho de um bispo é rezar", afirma Francisco

Refletindo sobre a responsabilidade eclesial a que é chamado um bispo, o Papa disse que o Episcopado “é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar”

Da redação, com Vatican News

Dom Alberto Ricardo Lorenzelli Rossi durante a missa de consagração episcopal / Foto: Vatican Media

O Papa presidiu na tarde deste sábado, 22, na Basílica Vaticana, a Missa de consagração episcopal de Dom Alberto Ricardo Lorenzelli Rossi (foto), nomeado no último dia 22 de maio Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Santiago do Chile.

Francisco pronunciou a homilia ritual, com alguns acréscimos espontâneos. Em particular, refletindo sobre a responsabilidade eclesial a que é chamado um bispo, o Papa disse que o Episcopado “é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar”.

“O bispo é um servidor, pastor, pai, irmão, jamais um mercenário”, ponderou o Santo Padre. Em seguida, convidou Dom Lorenzelli a “não esquecer que o primeiro trabalho do bispo é a oração: assim disse São Pedro no dia em que criou os diáconos: “A nós a oração e o anúncio da Palavra”.

Disponibilidade

Outra recomendação é a proximidade ao povo de Deus, as pessoas para quem foi eleito: “Que quando te procurem, te encontrem logo, diretamente e sem burocracias. Seja próximo também dos pobres e indefesos”.

Quem é o novo bispo

O salesiano Lorenzelli nasceu na Argentina em uma família de imigrantes italianos e vive na Itália há mais de 40 anos. Até a nomeação era o diretor da Comunidade Salesiana no Vaticano e Capelão da Direção dos Serviços de Segurança e Defesa Civil do Estado da Cidade do Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo