25 de maio

Primeira Jornada Mundial das Crianças começa neste sábado em Roma

Cerca de 70 mil crianças de todo o mundo se encontram em Roma para participar da primeira Jornada Mundial que acontece neste sábado e domingo

Da redação, com Vatican News

segundo encontro do Papa no âmbito de sua Visita Pastoral a Verona neste sábado, 18, foi com as crianças e adolescentes na Praça da Basílica de São Zeno

Durante sua última viagem pastoral, à cidade italiana de Verona, o Papa encontrou-se com as crianças / Foto: Reprodução Vatican News

Por ocasião do Dia Mundial da Criança 2024, o Papa Francisco participará na tarde deste sábado, 25, no Estádio Olimpico de Roma, do grande evento internacional com mais de 70 mil crianças de diferentes países.

No centro do evento, os representantes jovens de 101 nações levarão uma mensagem de paz universal. Entre eles, haverá também mais de 100 crianças que participam dos projetos da Save the Children nas áreas de Roma, Aprilia, Ostia e Scalea.

Em particular, nesta tarde, no Estádio Olímpico, o Papa responderá a perguntas de crianças, representando o mundo inteiro: entre elas estará Iolanda, de 7 anos, da Save the Children.

Preparação

A Organização – que há mais de 100 anos luta para salvar as crianças em perigo e garantir-lhes um futuro – no último ano, acompanhou a preparação deste Dia Mundial desde o início, em constante diálogo com os organizadores e participando das mesas de trabalho da Fundação Fratelli Tutti, criada pelo Cardeal Mauro Gambetti e desejada pelo Papa Francisco.

Save the Children também participou ativamente, junto com as crianças dos projetos da organização, da realização da Declaração de Fraternidade elaborada pelas “crianças do mundo” e assinada pelo Santo Padre em 11 de maio.

A Declaração

“Nossas raízes nos lembram que, apesar de nossos diferentes ramos, compartilhamos a mesma vida, o mesmo sonho, de um mundo onde o amor é o único fruto que pode nos fazer verdadeiramente felizes”, diz a Declaração.

As crianças acreditam em sonhos e também pedem aos adultos que plantem sementes de esperança, que germinem ações de ternura.

“Ajudem-nos a realizar esses nossos sonhos em um mundo melhor, onde tenhamos a possibilidade de um futuro, sem que o futuro destrua pouco a pouco todos os nossos sonhos. Caminhemos juntos com vocês, adultos, que nos acompanham, por essa estrada de paz e compreensão, de fraternidade e crescimento, de acolhimento e esperança”, conclui a Declaração.

Crianças no centro das escolhas e políticas globais

“As crianças representam a esperança dos povos, seu futuro. As guerras, as mudanças climáticas, a fome e a crise econômica têm um impacto devastador na vida de muitas delas em todo o mundo e no bem-estar e nos direitos das novas gerações.

Em um cenário global em que os direitos correm o risco de se tornarem cada vez menos importantes, é essencial e indispensável unir forças para construir seu futuro juntos e criar um mundo adequado para as crianças.

Criando cada vez mais espaços de participação e diálogo, ouvindo suas vozes e colocando-as no centro das escolhas e políticas globais”, declarou Daniela Fatarella, Diretora Geral da Save the Children.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo