Casos de abusos envolvendo membros do clero nos EUA estiveram no centro da reunião realizada nesta quinta-feira
Da Redação, com Vatican News
O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira, 13, a presidência da Conferência Episcopal dos Estados Unidos. No centro do encontro, estiveram os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero no país.
Estiveram com o Papa o presidente da Conferência, Cardeal Daniel DiNardo, arcebispo de Galveston-Houston; o vice-presidente, Dom José Horacio Gómez, arcebispo de Los Angeles; o presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, Cardeal Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; e o secretário-geral da Conferência, Dom Brian Bransfield.
No site da Conferência Episcopal, o Cardeal DiNardo deu uma declaração agradecendo ao Pontífice pelo encontro. Ele também informa que o diálogo com o Papa foi frutuoso e que pediram forças a Deus para curar as feridas.
“Partilhamos com Papa Francisco a nossa situação nos Estados Unidos – de como o Corpo de Cristo foi dilacerado pelo mal do abuso sexual. O Papa nos ouviu do fundo do coração. Foi um longo, frutuoso e bom diálogo. Ao término da audiência, rezamos juntos o Angelus, para invocar a misericórdia de Deus e pedir a Ele a força de trabalhar para curar essas feridas. Estamos motivados a continuar ativamente juntos o nosso discernimento para identificar os próximos e mais eficazes passos a cumprir”, declarou.
Ontem, ao término do novo ciclo de reunião do Conselho de Cardeais – que auxilia o Papa no processo de reforma da Cúria Romana – foi anunciado que o Papa Francisco se reunirá no Vaticano com todos os presidentes das Conferências Episcopais de 21 a 24 de fevereiro de 2019. A reunião será para falar da prevenção dos abusos contra menores e adultos vulneráveis.