PROTESTOS

Por que o Papa Francisco, no Angelus, rezou pela Nigéria?

O protesto #endSARS é um movimento definido principalmente por jovens nigerianos que enfrentam a brutalidade policial

Da redação, com Vatican News

Durante quase duas semanas, os jovens nigerianos têm saído às ruas em protesto contra a brutalidade policial e apelando ao governo para acabar com uma notória unidade policial conhecida como Esquadrão Anti-Roubo Especial (SARS, na sigla em inglês).

O jovens acusam esta unidade policial, originalmente formada em 1992 para lidar com casos de assaltos à mão armada e outras atividades criminosas, de crimes que incluem tortura, extorsão, prisões ilegais e execuções extrajudiciais.

Os jovens também ampliaram suas demandas e incluíram apelos pelo fim da corrupção e por uma melhor governança, tendo em vista o alto nível de desigualdade econômica no país, marcado por fortes contrastes entre ricos e pobres. De acordo com o Relógio Mundial da Pobreza, pouco mais da metade dos aproximadamente 200 milhões de habitantes da Nigéria vivem em extrema pobreza, sobrevivendo com menos de dois dólares por dia.

A proximidade do Papa

O Papa Francisco, durante o Angelus de domingo, 25, apelou pelo fim dos violentos confrontos na Nigéria entre as forças de segurança e os manifestantes do #endSARS que se colocaram contra a brutalidade policial.

“Rezemos ao Senhor”, disse o Papa, “para que se evite toda forma de violência, na busca constante da harmonia social na promoção da justiça e do bem comum”.

Os protestos do grupo #endSARS

Em 3 de outubro, um vídeo alegando que um oficial da SARS havia atirado em um jovem e fugido com seu automóvel modelo Lexus SUV se tornou viral na Internet. Em poucas horas, o vídeo gerou protestos públicos em todas as plataformas de mídia social. Nos dias seguintes, à medida que mais nigerianos compartilhavam suas próprias experiências de brutalidade com a hashtag #endSARS, os protestos on-line foram para as ruas. Em 8 de outubro, manifestantes em vários estados do país começaram a organizar manifestações de massa diárias.

Embora os protestos que viram milhares de jovens nigerianos reunidos em locais selecionados tenham sido em sua maioria pacíficos, alguns dos manifestantes acusam as autoridades de contratar bandidos para interromper as manifestações confrontando os manifestantes e causando danos à propriedade. Muitas das pessoas supostamente contratadas para desacreditar os protestos estão desempregadas com poucas ou nenhuma perspectiva de emprego, tornam-se presas fáceis da manipulação por pessoas dispostas a pagá-las.

Como os protestos continuaram ganhando força, os manifestantes #endSARS encontraram, em algumas áreas, resistência por parte do pessoal de segurança que distribuiu bombas de gás lacrimogêneo, canhões de água e munição real para dispersar a multidão.

De acordo com a Amnistia Internacional, pelo menos 10 manifestantes foram mortos até 15 de outubro. No entanto, um momento decisivo para os protestos foi a noite de 20 de outubro, quando testemunhas e a Anistia Internacional relataram que pelo menos 12 pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas quando os soldados abriram fogo contra uma multidão de manifestantes em sua maioria pacíficos no subúrbio de Lekki, em Lagos.

Dois dias depois, o presidente Mohammadu Buhari dirigiu-se à nação e pediu o fim dos protestos, mas não fez nenhuma menção às mortes a tiros dos manifestantes em Lagos. Embora pareça estar respondendo às demandas dos manifestantes, o governo nigeriano mudou drasticamente suas medidas para acabar com os protestos.

Nos últimos dias, os protestos tomaram um rumo diferente e às vezes violento. Multidões de nigerianos invadiram e saquearam vários armazéns de propriedade do governo contendo alimentos supostamente destinados a serem distribuídos durante o bloqueio da covid-19 no início deste ano. Em estados como Lagos, Kogi e Kaduna, entre outros, depósitos com toneladas de materiais de socorro foram invadidos e esvaziados. Também ocorreram casos recentes de incêndio criminoso, pois propriedades privadas e governamentais foram incendiadas por multidões furiosas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo