Patriarca de Alexandria destaca que, em visita do Papa ao Egito, católicos experimentaram “grande sustento espiritual”
Da redação, com Rádio Vaticano
Ao final da celebração presidida pelo Papa Francisco, neste sábado, 29, no Estádio da Aeronáutica militar no Cairo, Sua Beatitudine Ibrahim Isaac Sidrak, dirigiu uma saudação ao Santo Padre.
O Patriarca de Alexandria dos Coptas Católicos e Presidente do Conselho dos Patriarcas e dos Bispos Católicos no Egito, agradeceu os esforços do Papa Francisco pela paz e pela unidade dos cristãos.
Na saudação, o patriarca destacou ainda que, mesmo curta, a viagem do Santo Padre ao Egito encheu de alegria os corações dos católicos do país. “Enquanto celebramos esta Eucaristia com Sua Santidade, experimentamos um grande sustento espiritual, que será para a nossa Igreja um suporte em seu caminho espiritual, apostólico e social”.
Leia a saudação na íntegra:
“Santidade, Sumo Pontífice, Santidade,
A sua presença entre nós nos alegra e nos abençoa. Em nome da Igreja Católica no Egito e em nome de todo o querido povo egípcio, apresento ao senhor o imenso agradecimento e estima por ter aceito o convite em visitar o nosso amado país.
A sua visita e a acolhida por parte do povo egípcio – em todos os seus componentes – à sua querida pessoa, estão resumido no lema que foi escolhido para a viagem, ou seja “O Papa da Paz, no Egito da paz”.
É uma mensagem ao mundo que confirma a natureza do Egito, que ama a paz e que continuamente se esforça para afirmá-la no Oriente Médio e no Mundo inteiro; confirma também a sua predisposição à convivência comum entre os crentes das diversas religiões e a sua capacidade de assimilar as diversas culturas.
O Egito, berço de religiões, é o país hóspede dos profetas e o refúgio da Sagrada Família na sua busca de segurança, e permanecerá, até quando Deus quiser, a terra da Paz. É também uma mensagem ao mundo que atesta que Sua Santidade é uma pessoa que leva a paz aonde quer que vá e que suas ações, as suas viagens e as suas Palavras tem por objetivo difundir a paz sobre a terra.
Santidade, o senhor escolheu por nome “Francisco” seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, de quem em breve celebraremos os 800 anos da visita ao Egito, feita para fazer um chamado à paz, como a sua.
Também o senhor, seguindo o exemplo de Francisco, escolheu a vida de pobreza e simplicidade. A partir do momento em que o senhor foi escolhido como sucessor de São Pedro e como Pastor da Igreja Católica no mundo, não poupou nenhum esforço para consolidar tudo o que edifica o homem, espiritualmente, humanamente e socialmente.
No mundo ainda se sente o eco de seu convite para consagrar um ano à Misericórdia. A Misericórdia é a mensagem mais forte do Senhor dirigida ao homem. “Deixemo-nos renovar pela Misericórdia de Deus”.
A nossa Igreja Católica no Egito procurou viver o Ano da Misericórdia, na oração, na meditação e em colocar em prática o Evangelho.
Estávamos, nós, Sínodo da Igreja Copta Católica, no mês de fevereiro passado, em visita à Sua Santidade, Sucessor de Pedro, para proclamar a nossa comunhão com o senhor, e eis que hoje o senhor está aqui, no Egito, para confirmar o seu amor e a sua comunhão para com a nossa Igreja. Ela une na sua tradição o pensamento teológico do Oriente e do Ocidente e a abertura às diversas culturas, e aquilo que enriquece na sua vida espiritual, na sua fé e na sua liturgia, de forma que seja uma manifestação da Igreja Católica Apostólica Romana, a ajuda também na sua abertura à nossa sociedade egípcia e ao mundo, para que seja pioneira no pensamento e uma serva no campo da educação e da formação para o desenvolvimento do homem em todos os aspectos da sua vida.
Santidade, o senhor trabalhou tanto pela unidade da Igreja, seguindo os mandamentos do Mestre de que “todos sejam um”, realizando numerosos encontros com os líderes das Igrejas no mundo por uma maior aproximação e para superar todos os obstáculos à unidade. Não esquecemos o seu encontro com Sua Santidade Papa Tawadros II, no Vaticano, que teve um grande impacto sobre a relação entre as duas Igrejas.
Também dirigimos um grande agradecimento à Sua Excelência, o Senhor Presidente Abd Al-Fattah Al-Sisi, pela sua iniciativa em convidá-lo para vir ao Egito e por tudo aquilo que ofereceu para apoiar a realização desta visita e pelos eu sucesso.
Por fim, a Sua visita Santo Padre, mesmo sendo de breve duração, encheu os nossos corações com alegria e a nossa vida com a bênção. Nós, enquanto celebramos esta Eucaristia com Sua Santidade, experimentamos um grande sustento espiritual, que será para a nossa Igreja um suporte em seu caminho espiritual, apostólico e social.
Rezamos a Deus para que conceda ao senhor a saúde e a força para permanecer sempre apóstolo do amor e da paz. Pedimos isto por intercessão da Nossa Mãe Maria Virgem. Amém”