Para alguns, a palavra solidariedade é quase um palavrão, afirma Francisco

Francisco destaca que a solidariedade é palavra-chave para a Doutrina Social da Igreja

Da Redação, com Rádio Vaticano

Solidariedade

“Deixar de lado os jovens desempregados é uma hipoteca para o futuro”, declara Papa / Foto: Arquivo

O Papa Francisco enviou nesta sexta-feira, 22, uma mensagem ao III Festival da Doutrina Social da Igreja, que está acontecendo na cidade italiana de Verona.

Francisco elogiou as empresas que durante a crise reduziram as  margens de lucro em benefício dos postos de trabalho e criticou as economias,  nas quais a palavra “solidariedade” é quase um “palavrão”.

O Pontífice disse apostar nas cooperativas como formas de gestão empresarial e advertiu que deixar de lado os jovens desempregados é “uma hipoteca para o futuro”.

“A Doutrina Social não tolera que os benefícios sejam exclusivamente de quem produz; que a questão social seja delegada ao Estado ou às operações de assistência e voluntariado”, declarou o Papa.

“É preciso coragem, decisão e a força da fé para estar dentro do mercado, mas colocando no centro a dignidade da pessoa e não o ídolo dinheiro. A solidariedade é uma palavra-chave na Doutrina Social da Igreja”, afirmou Francisco.

O Festival de Verona será encerrado no próximo domingo, 24,  e tem como tema: “Menos desigualdades, mais diferenças”. O evento evidencia a riqueza da pluralidade dos talentos pessoais, e alerta para  a desigualdade social.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo