Pesar

Papa: "violência injustificável" na morte de missionária no Peru

Nadia De Munari faleceu no sábado, 24, vítima de violência; Francisco oferece orações pela alma da missionária

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Papa Francisco enviou um telegrama em espanhol condenando a “violência injustificável” cometida contra a missionária Nadia De Munari. A leiga faleceu no sábado, 24, no Peru, vítima de agressão.

O funeral foi realizado nesta quarta-feira, 28. As exéquias aconteceram na Igreja de Assunção da Virgem Maria. As cerimônias foram presididas por Dom Angel Francisco Simon Piorno, bispo de Chimbote.

Leia mais
.: Em entrevista, Papa Francisco critica a violência contra a mulher

Todos os sacerdotes missionários italianos da entidade presentes no Peru concelebraram. Muitas crianças assistidas pela missionária também estavam presentes nas exéquias.

Trabalho da missionária no Peru

Nadia, de 50 anos, trabalhava como voluntária vicentina. Ela dirigia cinco creches e uma escola elementar do movimento fundado por don Ugo De Censi.

O serviço era realizado para mais de 500 crianças na favela de Nuevo Chimbote. O local acolhe migrantes em busca de oportunidades.

Telegrama do Papa

O telegrama do Santo Padre foi assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin. Ele foi direcionado ao bispo de Chimbote, através do núncio apostólico no Peru.

O Pontífice reiterou “a mais firme desaprovação por este novo e injustificável episódio de violência, que se soma a muitos outros”.

Muitos missionários perderam a vida enquanto realizavam com abnegação o próprio serviço a serviço do Evangelho e da assistência aos mais necessitados e indefesos, apontou Francisco.

Orações por Nadia e proximidade caos pais

“Enquanto oferece orações pelo descanso eterno da alma desta voluntária e a confia à intercessão da Mãe de Deus”, o Papa expressa no telegrama a própria “proximidade paterna aos pais, familiares e parentes”.

Francisco assegurou a sua lembrança na oração e a sua bênção sobre todos aqueles que participarão das exéquias, tanto no Peru como, o mais rápido possível, na Itália.

Chegada do corpo na Itália

Para a chegada do corpo de Nadia na Itália, em Schio, onde Nadia nasceu e onde vive a sua família, serão necessários cerca de 20 dias. É o que afirmou o prefeito Valter Orsi. Nestes dias ele esteve em contato com os pais da voluntária.

A autópsia foi realizada e a investigação está em andamento. Ainda levará mais de duas semanas para liberar a transferência do corpo.

O prefeito explicou à imprensa local que estão “em contato constante com a Farnesina e pediu que o custo da viagem do corpo da nossa Nadia fosse suportado pelo ministério”.

Dor da família

A família de Nadia é muito unida e está vivendo a dor com grande dignidade, extremamente provada pela tragédia, revelou Orsi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo