Canonização acontece neste domingo na Praça de São Pedro no Vaticano
Da redação, com Agência Ecclesia
O Papa Francisco vai presidir neste domingo, 16, ao rito de canonização de sete fiéis católicos, pouco tempo antes do final do Jubileu da Misericórdia, no dia 20 de novembro. A Missa será celebrada na Praça de São Pedro, a partir das 10h15 (hora local, 06h15 em Brasília).
Entre os futuros santos está a monja francesa Isabel da Trindade (Isabel Catez), da Ordem das Carmelitas Descalças. A religiosa carmelita, morreu em 1906 aos 26 anos, após um longo sofrimento causado pela Doença de Addison.
Francisco também irá canonizar uma das figuras que o inspirou, José Gabriel del Rosario Brochero (1840-1914), conhecido como o ‘Cura Brochero’, que percorreu a Argentina numa mula para levar a mensagem do Evangelho no século XIX.
Em 2013, após a beatificação deste sacerdote, o Papa desejou no Vaticano que haja mais padres capazes de “dar a sua vida ao serviço da evangelização, seja de joelhos diante do crucifixo, seja dando testemunho em todos os lugares do amor e da misericórdia de Deus”.
Outro dos novos santos é o jovem José Sánchez del Río, mexicano (1913-1928), martirizado aos 14 anos durante a perseguição religiosa no México.
A lista inclui ainda o mártir Salomão Leclercq (1745-1792), dos Irmãos das Escolas Cristãs; o fundador da União Eucarística Reparadora e da Congregação das Irmãs Missionárias Eucarísticas de Nazaré, Dom Manuel González García (1877-1940), bispo de Palença (Espanha); o padre Ludovico Pavoni (1784-1849), fundador da Congregação dos Filhos de Maria Imaculada; o padre Alfonso Maria Fusco (1839-1910), fundador da Congregação das Irmãs de São João Batista.
Novos santos desse Pontificado
Desde que foi eleito Papa em 2013, Francisco já proclamou 29 santos em oito cerimônias no Vaticano, duas fora da Itália – nos Estados Unidos e Sri Lanka, e sete canonizações por equipolência (sem necessidade de novo milagre).
Dentre as proclamações também está a do italiano Antonio Primaldo, que foi canonizado juntamente com 812 companheiros leigos.
Entre os santos proclamados no Pontificado de Francisco estão os Papas João XXIII e João Paulo II, a Madre Teresa de Calcutá e o padre São José Vaz, nascido na então Goa Portuguesa.