Nesta terça-feira, 28, Francisco voltou a escrever sobre o Tempo da Criação em sua conta oficial no twitter
Da redação
O Tempo da Criação voltou a ser tema de mensagens do Papa Francisco em sua conta oficial no twitter (@pontifex_pt). Nesta terça-feira, 28, o Santo Padre dedicou dois tweets ao assunto.
No primeiro, o Papa alertou para o uso indiscriminado dos bem materiais. “Nestes tempos de crise – na saúde, social e ambiental – vamos refletir sobre como nosso uso de tantos bens materiais é muitas vezes prejudicial à Terra. Optemos por mudar e caminhemos rumo a estilos de vida mais simples que respeitem a criação. #TempodaCriação”, escreveu.
No segundo tweet, Francisco incentivou homens e mulheres a agradecerem e não se apegarem ao que eles não têm: “A espiritualidade cristã propõe a sobriedade e a simplicidade que nos permitem parar e saborear as pequenas coisas, agradecer as possibilidades que a vida nos oferece sem nos apegarmos ao que temos nem entristecermos por aquilo que não possuímos. #TempoDaCriação”.
Este período, denominado Tempo da Criação, é especial de oração e ação dedicado à renovação da relação com o Criador e toda a criação. Ele foi iniciado no dia 1º de setembro e será concluído em 4 de outubro, Solenidade de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia.
Este ano o tema é: “Uma casa para todos. Renovar o oikos de Deus”. O Tempo da Criação tem viés ecumênico e é celebrado por cristãos em todo o mundo.
Outras mensagens sobre o Tempo da Criação
Desde o início deste período dedicado à relação da humanidade com o Criador e toda a criação, o Papa Francisco vem publicando reflexões sobre o tema.
Em 3 de setembro o Santo Padre escreveu: “A pandemia pôs em evidência quão vulneráveis e interligados estamos todos nós. Se não nos preocuparmos uns com os outros, a começar pelos últimos, por aqueles que são mais atingidos, incluindo a criação, não podemos curar o mundo. #TempoDaCriação”.
No dia 6 desse mês, o tweet do Pontífice foi com com ênfase à contemplação da criação. “Deus está gloriosa e misteriosamente presente na criação, pois é o Senhor que reina sobre ela. Para descobri-lo, precisamos ficar em silêncio, escutar, contemplar. #TempoDaCriação”, publicou.
Já no dia 9 de setembro, o Pontífice denotou o valor da Casa Comum e suas criaturas. “A nossa casa comum, a criação, não é um mero “recurso”. As criaturas têm um valor em si mesmas e refletem, cada uma a seu modo, um raio da infinita sabedoria e bondade de Deus. #TempodaCriação”, escreveu.