EVANGELIZAÇÃO

Papa transfere pastoral do Turismo para Dicastério para Evangelização

Francisco transferiu a responsabilidade pela pastoral do turismo do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral para o Dicastério para a Evangelização, após audiência com o cardeal Michael Czerny

O cardeal Michael Czerny / Foto: Reprodução Twitter

Da redação, com Vatican News

Do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral a pastoral do turismo passa agora para o Dicastério para a Evangelização. O Papa decidiu isso com um Rescrito na audiência concedida em 7 de setembro ao cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano.

Como se lê no documento — publicado e em vigor a partir de hoje, 1º de outubro de 2022 – o Pontífice “decidiu transferir a competência da pastoral dos fiéis que empreendem viagens por motivos de piedade ou estudo ou lazer do mesmo Dicastério para a Seção para as questões fundamentais da evangelização no mundo do Dicastério para a Evangelização”.

Pastor Bonus

O Rescrito recorda que a Constituição Apostólica Pastor Bonus de João Paulo II, de 28 de junho de 1988, “inspirando-se no magistério do Concílio Vaticano II”, havia atribuído ao Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes “a competência tanto da pastoral dos exilados, migrantes, nômades, pessoas do circo, marítimos e profissionais do transporte aéreo, quanto do cuidado espiritual de quem viaja”.

Transferência de competências

O Papa Francisco com Humanam progressionem, o motu proprio publicado em 17 de agosto de 2016, havia então instituído o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, que fundia dentro dele quatro Pontifícios Conselhos: Justiça e Paz, Profissionais da Saúde, Cor Unum e, precisamente, Migrantes e Itinerantes. Consequentemente, as competências do citado Pontifício Conselho foram transferidas para o recém-criado Dicastério.

Novamente, Francisco, com um novo motu proprio, Sanctuarium in Ecclesia, de 11 de fevereiro de 2017, havia transferido algumas competências do Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes para o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, ou seja, as mencionadas no ponto 151 da Pastor Bonus, que afirma que o Dicastério “procurará assegurar que as viagens empreendidas por motivos de piedade ou de estudo ou de lazer promovam a formação moral e religiosa dos fiéis, e ajudará as Igrejas locais para que todos aqueles que estão longe de casa possam se beneficiar de um cuidado pastoral adequado”.

Praedicate Evangelium

Finalmente, a Praedicate Evangelium, a nova constituição apostólica em vigor desde 5 de junho com a qual o Papa Francisco reformou a Cúria Romana, ab rogando o Pastor Bonus, exigiu — lemos no Rescrito — “uma redistribuição das competências mencionadas”. Daí a transferência para o Dicastério para a Evangelização.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo