Proximidade

Papa telefona de surpresa ao bispo de Pemba, em Cabo Delgado

Bispo de Pemba tem chamando a atenção para o agravamento da situação humanitária na Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique

Vatican News

Dom Luís Lisboa, bispo de Pemba/ Foto: Canção Nova

O bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, C.P, tem sido uma voz consistente chamando a atenção para o agravamento da situação humanitária na conturbada Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique. Nos últimos anos, Cabo Delgado testemunhou a descoberta de reservas substanciais de gás ao largo da sua costa. As reservas ainda não foram totalmente extraídas.

Falando do telefonema em conferência de imprensa, Dom Fernando Lisboa referiu-se ao telefonema inesperado do Papa Francisco às 11h29 da manhã de quarta-feira, 19.

“Recebi uma chamada Papa Francisco que me deu muito confortou. Durante a chamada, o Papa Francisco expressou a sua proximidade ao Bispo (de Pemba) e ao povo da região de Cabo Delgado. Ele disse que está acompanhando os acontecimentos na nossa província com grande preocupação e que está constantemente rezando por nós. O Santo Padre também me disse que se houvesse algo mais que ele pudesse fazer, não devemos hesitar em pedir-lhe. Ele está pronto a caminhar conosco. Eu exprimi para ele a minha profunda apreciação pelo gesto do telefonema e disse-lhe quanto lhe agradecemos quando, no dia 12 de abril, ele rezou por Cabo Delgado no Domingo de Páscoa durante a Bênção do Urbi et Orbi. Disse-lhe que a sua referência à crise humanitária na nossa província fez com que outras pessoas também tomassem conhecimento da nossa situação. Começamos a ver mais congregações, algumas organizações (humanitárias), indivíduos – tanto locais como externos, começando a ajudar na nossa situação. Eu disse: Santo Padre, o senhor colocou Cabo Delgado no mapa do mundo. E ele simplesmente comentou em italiano, ‘Che bello!’ (Que lindo!) ”, contou o Bispo de Pemba.

Conheça a realidade da diocese de Pemba, na África:

Duas Religiosas entre os jihadistas em Mocimboa da Praia

Dom Luiz Fernando Lisboa disse ainda de ter informado o Santo Padre sobre a situação da cidade portuária de Mocímboa da Praia, que foi apreendida por militantes jihadistas que dizem estar ligados ao Estado Islâmico (EI). As forças do governo teriam desocupado a cidade estratégica depois que os jihadistas a atacaram na semana passada. O Estado Islâmico emitiu um comunicado reivindicando a apreensão de Mocímboa da Praia, embora alguns observadores apontem para o envolvimento do Al Shabab, com sede na Somália. Na verdade, não está totalmente claro quem está por detrás dos ataques de Cabo Delgado.

Com a vila de Mocímboa da Praia nas mãos de insurgentes islâmicos, Dom Fernando Lisboa e a Diocese de Pemba não têm notícias de duas Religiosas há mais de uma semana.

“Disse ao Santo Padre sobre a vila portuária de Mocimboa da Praia que foi tomada pelos jihadistas e de como não tivemos notícias de duas Religiosas nossas naquela cidade. As duas são membros da Congregação Internacional das Irmãs de São José de Chambéry. Ao ouvir a notícia, o Papa exclamou: ‘Que tristeza!’ ”O Papa prometeu rezar por esta intenção”, acrescentou Dom Fernando Lisboa.

“No momento de concluir a chamada, o Papa recordou a sua visita a Moçambique, no ano passado, e disse que mesmo enquanto percorria o nosso país, Cabo Delgado estava muito presente nos seus pensamentos. E me encorajou a entrar em contato com o cardeal Michael Czerny (do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral) para obter ajuda e assistência humanitária. Pela minha parte, assegurei ao Santo Padre a nossa proximidade ao seu ministério através da oração. Eu disse-lhe que rezamos por ele todos os dias. Em resposta, ele me disse em espanhol: “Adelante!” (Para frente ou continuem assim!). Por fim, para encerrar a conversa, o Papa abençoou o povo de Cabo Delgado e também todos os moçambicanos ”, disse o Bispo de Pemba.

Ataques em Cabo Delgado

Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado (norte de Moçambique) tem sido abalada por ataques mortais perpetrados por grupos armados cujas operações estão se tornando cada vez mais sofisticadas e uma fonte de ansiedade para os vizinhos de Moçambique, particularmente a Tanzânia. Os ataques resultaram em centenas de mortos e o deslocamento de moradores devido ao clima de medo que reina na região.

Mesmo antes da descoberta das reservas de gás e dos ataques, Cabo Delgado já alimentava certo descontentamento devido à marginalização por parte do governo central.

Governo culpa as elites internas e externas pelo conflito

Falando a 25 de junho de 2020, durante o lançamento oficial do início das atividades celebrativas do 45º aniversário da independência nacional de Moçambique, o Presidente Filipe Nyusi atribuiu a insurgência na província nortenha de Cabo Delgado ao que denominou “elites internas e externas”. E prometeu que o país não seria chantageado para uma guerra mortal por terroristas patrocinados.

Bispo de Pemba recebeu ameaças de morte

O bispo de Pemba, Dom Fernando Lisboa, tem falado aberta e corajosamente em nome da população pobre de Cabo Delgado. Ele tem dito, no passado, que o Governo poderia fazer mais para proteger a população, o povo, o que não foi bem acolhido pelo Governo de Moçambique. Por ser a voz dos que não têm voz, Dom Lisboa tem recebido críticas e até mesmo ameaças de morte por parte de muitas pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo