O encontro faz parte da programação especial para o Ano da Fé, iniciado em outubro de 2012
Rádio Vaticano
Mais de 120 mil membros de movimentos eclesiais se reunirão no próximo sábado, 18, no Vaticano, com o Papa Francisco, por ocasião do Ano da Fé. Foi o que anunciou o Arcebispo Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.
Os participantes, que representam a universalidade da Igreja, pertencem a mais de 150 Movimentos eclesiais, provenientes do Brasil, Itália, Argentina, Espanha, Porto Rico, Bielorússia, Congo, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Lituânia, Malta, Nova Zelândia, Polônia, Eslováquia, EUA, Suíça, Trinidad Tobago.
Dom Fisichella afirmou, na coletiva de apresentação do evento, que, entre as celebrações do Ano da Fé, inaugurado por Bento XVI em outubro do ano passado, não podia faltar o encontro com as realidades eclesiais, frutos evidentes do Concílio Vaticano II.
O evento, que terá como tema “Eu creio, mas aumenta a nossa fé”, se desenvolverá em dois momentos importantes: uma peregrinação, de manhã, ao túmulo de São Pedro, e um encontro, à tarde, na Praça São Pedro, com momentos de reflexão, música e testemunhos.
Durante a Vigília de Pentecostes, o Papa Francisco fará uma oração diante da imagem da Virgem Maria, Salus Popoli Romani (Salvação do Povo Romano), muito venerada em Roma. Depois, o escritor e editor irlandês, John Waters, e o cirurgião paquistanês, Paul Batthi, irmão do Ministro para as Minorias assassinado naquele país, apresentarão suas experiências aos presentes. No final do encontro, Papa Francisco responderá a algumas perguntas dos participantes.
Na manhã do dia seguinte, domingo, 19, o Santo Padre celebrará a Santa Missa de Pentecostes, na Praça São Pedro e rezará a oração do Regina Coeli, que contará com a presença dos Movimentos eclesiais e de milhares de fiéis, provenientes de todas as partes do mundo.
Veja outros detalhes sobre o encontro na reportagem de Danusa Rego