Campeonato

Papa saúda atletas: compromisso por um mundo sem guerra

Cada grande evento esportivo é sinal de esperança, disse o Papa a atletas que participarão do Campeonato Europeu de Natação

Da Redação, com Vatican News

Foto: 12019 / 10257 por Pixabay

A um mês do início do Campeonato Europeu de Natação que será realizado em Roma, os Dirigentes da Liga Europeia de Natação foram recebidos pelo Papa Francisco nesta segunda-feira, 4. Antes de ler sua mensagem, o Papa fez uma breve saudação, enfatizando a importância do esporte em especial nestes tempos de guerra.

“Neste momento, precisamos, mais do que nunca, do esporte, do esporte real, para compensar o conflito a mais que pesa sobre nosso mundo e infelizmente também sobre o continente europeu”, disse. Segundo Francisco, a guerra em terras europeias – referindo-se à Ucrânia – deve se tornar “um motivo para manifestar ainda mais fortemente nosso compromisso por um mundo sem guerra, sem ódio entre os povos, sem ameaça nuclear”.

Leia, abaixo, a mensagem do Papa aos atletas

“Queridos atletas!

Envio-lhes minhas saudações de Roma, onde, dentro de cerca um mês, vocês serão os protagonistas do Campeonato Europeu de Natação. Isto me alegra, porque cada grande evento esportivo é um momento privilegiado de encontro entre jovens de diferentes países e, portanto, um sinal de esperança por um mundo melhor. Em particular, isto corresponde à vocação de Roma, cidade universal, cidade aberta ao mundo, cidade da qual a Igreja espalha por toda parte o Evangelho da fraternidade.

Acredito que vocês, como eu, estão tristes pela sombra da guerra na Ucrânia que paira sobre este encontro esportivo. Mas gostaria que isto se tornasse um motivo para manifestar ainda mais fortemente nosso compromisso com um mundo sem guerra, sem ódio entre os povos, sem ameaça nuclear.

Queridos atletas, queridas atletas, desejo que vocês vivenciem o Campeonato Europeu em Roma como um momento de festa, de fraternidade, em um clima sereno, que também ajudará cada um de vocês a dar o melhor de si. Abençoo cordialmente a todos vocês e a seus entes queridos. E peço-lhes, por favor, que rezem por mim. Obrigado!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo