Mais de 100 pessoas morreram no incêndio que começou no momento da dança dos noivos; Papa invoca sobre todos consolo e força
Da Redação, com Santa Sé e Reuters
O Papa Francisco lamentou o incêndio ocorrido em Qaraqosh, no Iraque, que deixou mais de 100 mortos na noite da última terça-feira, 26. Nesta sexta-feira, 29, a Santa Sé divulgou o telegrama enviado por Francisco ao arcebispo de Mossul, Dom Benedectos Younan Hano.
A mensagem é assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin. O texto informa a tristeza do Santo Padre ao saber do ocorrido e assegura sua proximidade espiritual a todos os afetados pela tragédia.
“Confiando as almas dos mortos à amorosa misericórdia de Deus todo-poderoso, envia sentidas condolências àqueles que choram a sua perda. Sua Santidade também oferece orações pelos feridos e pelos esforços de socorro do pessoal de emergência. Sobre todos ele invoca as bênçãos divinas de consolação, cura e força.”
O incêndio aconteceu durante uma festa de casamento deixando, além de mortos, pelo menos 150 feridos. Tudo começou quando fogos de artifício foram acesos durante a celebração em um grande salão de eventos na região Nordeste, disse a defesa civil local, segundo a mídia estatal. As chamas teriam sido alimentadas ainda pelo uso de material de construção altamente inflamável no salão.
O Ministério do Interior do Iraque disse ter emitido quatro mandados de prisão para os proprietários do salão de casamento, informou a mídia estatal, e o presidente Abdul Latif Rashid pediu uma investigação.
Uma missa, nesta quinta-feira, 28, na Igreja da Imaculada, reuniu parentes das vítimas em oração em meio a lágrimas.