Papa em Nova Iorque

Papa reza pelas vítimas do ataque às torres gêmeas

Em seu quarto dia de visita aos EUA, Papa Francisco presta homenagem as quase três mil vítimas do ataque às torres gêmeas

Da Redação
Letícia Barbosa

Catorze anos depois da tragédia que marcou o mundo, o ataque ao World Trade Center, em Nova Iorque (EUA), Papa Francisco visitou o Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro – lugar onde se localizavam as torres gêmeas.

O Santo Padre rezou  pelas  duas mil 983 vítimas do ataque e cumprimentou representantes de diferentes religiões reiterando assim sua postura de incentivo e abertura ao diálogo inter-religioso.

A saudação de boas-vindas foi realizada pelo Arcebispo de Nova Iorque, cardeal Timothy M. Dolan, que reforçou a necessidade da união entre religiões.

Papa Francisco dedicou um momento para rezar em intenção às vítimas do atentado no dia 11 de setembro de 2001.

Durante a cerimônia, representantes de cinco religiões fizeram meditações sobre a paz de várias religiões (hindu, budista, sikh, cristã e muçulmana).

Papa discursando no Ground Zero, em Nova Iorque, EUA

Papa discursando no Ground Zero, em Nova Iorque, EUA – Foto: Reprodução CTV

Em sua fala, o Santo Padre destacou que ao se encontrar com os familiares das vítimas, pôde perceber que as perdas não foram apenas de bens concretos ou abstratos, mas, antes de tudo, de pessoas com famílias e histórias de vida.

.: Íntegra do discurso de Papa Francisco no Ground Zero

“Mas eles, por sua vez, souberam mostrar-me a outra face deste atentado, a outra face da sua angústia: a força do amor e da recordação. Uma recordação que não nos deixa vazios. Os nomes de tantas pessoas queridas encontram-se escritos aqui, onde estavam as bases das torres; e, assim, podemos vê-los, tocá-los e nunca mais esquecê-los”, salientou o Papa.

Apesar do Memorial recordar esta grande tragédia, Papa Francisco convidou os presentes a lançarem um olhar de esperança sobre o acontecimento.

“E este lugar de morte transforma-se também num lugar de vida, de vidas salvas, numa canção que nos leva a afirmar que a vida está destinada sempre a triunfar sobre os profetas da destruição, sobre a morte, que o bem prevalece sempre sobre o mal, que a reconciliação e a unidade sairão vencedores sobre o ódio e a divisão”, disse o Santo Padre.

Por fim, o Sumo Pontífice convidou as pessoas a não incitarem sentimentos de ódio contra os responsáveis ao ataque, mas que se comprometam em propagar a paz às nações.

Sobre o Memorial

O Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro é um tributo de memória e honra às quase três mil vítimas do ataque terrorista ocorrido no dia 11 de setembro de 2001.

Estão gravados no local, em placas de bronze, o nome daqueles que perderam a vida nessa tragédia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo