Francisco recorda população do norte da Nigéria e acompanha, com atenção, a situação das difíceis negociações sobre a questão do Nilo entre o Egito, Etiópia e Sudão
Da Redação, com Vatican News
Após a oração mariana do Angelus, neste sábado, 15, na Solenidade da Assunção, o Papa Francisco recordou a população do norte da Nigéria, que sofre com violência e ataques terroristas.
O Santo Padre recordou que a Virgem Maria é “Mãe da esperança” e acrescentou: “Recentemente, esse título foi inserido nas Litanias Lauretanas. Invocamos a sua intercessão para todas as situações do mundo mais sedentas de esperança: esperança de paz, de justiça, esperança de uma vida digna. Hoje, eu gostaria de rezar em particular pela população da região do norte da Nigéria, vítima da violência e de ataques terroristas”.
O Papa também disse que acompanha com particular atenção a situação das difíceis negociações sobre a questão do Nilo entre o Egito, Etiópia e Sudão. “Convido todas as partes a continuarem no caminho do diálogo para que o Rio Eterno continue sendo uma linfa de vida que une e não divide, que nutre sempre amizade, prosperidade, fraternidade e nunca inimizade, incompreensão ou conflito. Que o diálogo, queridos irmãos do Egito, Etiópia e Sudão, seja a sua única escolha, para o bem de suas populações queridas e do mundo inteiro”.
A seguir, saudou os romanos e peregrinos de vários países: famílias, grupos paroquiais, associações. Saudou, em particular, os jovens da Ação Católica de São Jerônimo em Trieste, na Itália.
Recordando a Solenidade da Assunção de Maria ao Céu, Francisco disse: “Desejo uma boa Solenidade da Assunção a vocês aqui presentes, aos que estão de férias, e também aos que não têm essa possibilidade, aos doentes, às pessoas sozinhas e aos que prestam os serviços indispensáveis para a coletividade. É um bonito gesto, hoje, ir a um Santuário para venerar Nossa Senhora. Os romanos e os que se encontram em Roma poderiam ir a Santa Maria Maggiore para rezar diante da imagem da Salus Populi Romani”.
Por fim, desejou a todos uma boa Solenidade da Assunção, pediu aos fiéis para não se esquecerem de rezar por ele e marcou um encontro com os fiéis para amanhã, no Angelus dominical.