Papa recorda martírio de Santo Estêvão e reza por cristãos perseguidos

Festa de Santo Estêvão, segundo o Papa, está em perfeita sintonia com o Natal

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa recorda martíro de Santo Estêvão e reza por cristãos perseguidos

No Angelus de oitavas de Natal, Papa pediu orações por cristãos perseguidos / Foto: Reprodução CTV

Vivenciando as oitavas de Natal, o Papa Francisco rezou o Angelus, nesta quinta-feira, 26, com os fiéis reunidos na Praça São Pedro. O Pontífice recordou a figura de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, celebrado hoje, e rezou pelos cristãos que são perseguidos por causa de Cristo e do Evangelho.

Acesse
: Íntegra do Angelus

O Santo Padre disse que a festa de Santo Estêvão está em perfeita sintonia com o Natal, uma vez que o martírio mostra que a violência foi vencida pelo amor. “A Igreja vê, no sacrifício dos mártires, o seu ‘nascimento ao céu’. Celebramos, hoje, o ‘Natal’ de Estêvão, que, em profundidade, nasce do Natal de Cristo. Jesus transforma a morte de quantos O amam em aurora de vida nova”.

Essa memória do primeiro mártir, segundo o Papa, dissolve uma falsa imagem do Natal. A liturgia leva ao sentido autêntico da Encarnação, ligando Belém ao Calvário e lembrando que a salvação divina implica luta ao pecado e passa pela porta estreita da cruz. “Este é o caminho que Jesus indicou claramente aos Seus discípulos, como atesta o Evangelho de hoje: ‘Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo’ (Mt 10, 22)”.

O Papa rezou, então, de modo particular pelos cristãos que sofrem discriminações por causa de seu testemunho dado de Cristo e do Evangelho. “Sejamos próximos a estes irmãos e irmãs que, como Santo Estêvão, são acusados injustamente e feitos objetos de violência de todo tipo. Isso acontece especialmente lá onde a liberdade religiosa ainda não é garantida ou não é plenamente realizada”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo