Audiência no Vaticano

Papa recebe primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal

Audiência com o Papa no Palácio Apostólico durou meia hora; Este é o segundo encontro entre o Santo Padre e o primeiro-ministro da Ucrânia no Vaticano

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Papa recebe em audiência o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal / Foto: Vatican Media via REUTERS

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira, 27, o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmygal. O encontro, que ocorreu no Palácio Apostólico, no Vaticano, durou cerca de 30 minutos.

Este foi o segundo encontro entre o Papa e o primeiro-ministro ucraniano no Vaticano. O primeiro ocorreu em 25 de março de 2021.

Após a audiência com o Santo Padre, o líder ucraniano reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados e Organismos Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.

Durante a cordial conversa realizada na Secretaria de Estado, foram destacadas as várias questões relacionadas com a guerra na Ucrânia, com especial atenção para a vertente humanitária e para os esforços de restabelecimento da paz.

No mesmo contexto, foram também abordados diversos temas relativos à vida e atividade da Igreja no país.

Troca de presentes

Durante a tradicional troca de presentes, o Papa Francisco deu ao líder ucraniano uma peça em bronze moldada com uma flor que nasce e a inscrição “A paz é uma flor frágil”. Outros presentes foram a Mensagem pela Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela Livraria do Vaticano, e o volume “Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia”.

Por sua vez, o primeiro-ministro deu ao Pontífice a reprodução de um jarro de cerâmica na forma de um galo, que sobreviveu a um bombardeio perto de Kiev, e feixes de trigo da Ucrânia. Além disso, também presenteou o Papa com um livro de fotos sobre a guerra em andamento e a resistência do povo ucraniano.

À esquerda, o presente dado pelo Papa ao primeiro-ministro da Ucrânia; e à direita os dois presentes dados ao Santo Padre / Foto: Boletim da Santa Sé

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo