Audiência

Papa recebe no Vaticano o presidente da República Centro-Africana

Encontro abordou as boas relações entre a Santa Sé e o país africano

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 25, o presidente da República Centro-Africana, Faustin Archange Touadéra.

O encontro abordou as boas relações entre a Santa Sé e a República Cntro-Africana, recentemente reforçadas pelo Acordo Quadro entre ambas as partes, assinado em Bangui em 6 de setembro de 2016. Também foi expressa gratidão pela particular atenção com que o Santo Padre e a Igreja católica acompanham a vida do país.

A situação nacional também foi um ponto mencionado no diálogo entre o Papa e o presidente, com apreço particular pelos esforços positivos destinados a restabelecer a estabilidade político-institucional.

Com referência aos últimos problemas em várias regiões do país, e às graves consequências sobre o plano humanitário, manifestou-se na reunião o desejo de uma mais profícua colaboração entre as várias forças em favor do bem comum de toda a nação. Quanto a isso, também foi ressaltado o importante papel desenvolvido pela Comunidade internacional em promover a convivência pacífica e a reconciliação nacional.

Após o encontro com o Papa, Faustin Archange Touadéra reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

O Papa Francisco já esteve na República Centro-Africana em novembro de 2015, em sua viagem à África que também incluiu Quênia e Uganda. Na República Centro-Africana, Francisco abriu antecipadamente a Porta Santa, já no contexto do Jubileu da Misericórdia, vivenciado pela Igreja católica de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.

Leia também
.: Papa incentiva desenvolvimento da República Centro-Africana

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo