Juventude

Papa recebe jovens do Movimento Católico Equipes de Nossa Senhora

Não tenham medo de se abrir, de correr riscos; e não tenham medo dos outros, afirmou o Papa 

Papa Francisco /Foto: Lucia Ballester/CNA

Da Redação, com Vatican News 

Na manhã deste sábado,6, o Papa Francisco recebeu os jovens do Movimento Católico “Equipes de Nossa Senhora” em audiência no Vaticano. O Papa iniciou afirmando que a Igreja ama os jovens, ama o que Jesus amou.

Em seguida, Francisco reflete um pouco sobre as três palavras que compõem o nome do grupo: equipe, Nossa Senhora e jovens.

Equipe

O Pontífice afirma aos jovens: Vocês vivem a experiência de equipe, de grupo. Isso é um dom, não é um dado adquirido, faz parte de uma comunidade, de uma família que transmite uma fé vivida.

“Ninguém pode dizer: Salvo-me sozinho. Estamos todos em relação para aprender a fazer equipe. Deus quis entrar nesta dinâmica de relações e atrai-nos a si em comunidade, dando à nossa vida um sentido pleno de identidade e de pertença”, afirmou.

Nossa Senhora

Os jovens se caracterizam por uma forte devoção a Nossa Senhora, como consequência o desejo de seguir o seu exemplo e colocar-se sob a proteção maternal, e assim compreender o lugar privilegiado de Maria, no Ministério de Cristo e da Salvação.

“Quando se acolhe Maria, a Mãe, na própria vida, nunca se perde o centro, que é o Senhor, porque Maria nunca aponta para si mesma, mas para Jesus e para os irmãos, afirmou. 

O Papa encoraja os jovens a viver numa consagração diária a Virgem Maria, e Ela ajudará a crescer em equipe, partilhando os dons recebidos em espírito de diálogo e mútuo acolhimento.

Recordando a Jornada Mundial da Juventude de 2023, o Papa disse: “Aqui, entre vocês, há vários jovens portugueses! Levantar-se para servir, sair para cuidar dos outros e da criação: estes são valores típicos dos jovens. Exorto todos a praticá-los enquanto se preparam para a JMJ de Lisboa”.

Os Jovens

Em seguida, ao falar sobre a terceira palavra, Francisco afirmou: “O futuro é dos jovens. Mas atenção! Dos jovens com duas qualidades: jovens com asas e jovens com raízes. Jovens com asas para voar, sonhar, criar, e com raízes para receber dos mais idosos a sabedoria que eles dão.”

Por fim, o Santo Padre saudou os adultos, casais e sacerdotes assistentes que estavam presentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo