Giorgia Meloni encontrou-se com o Pontífice e tratou de temas como pobreza, família, fenômeno demográfico e educação dos jovens
Da redação, com Vatican News
Na manhã desta terça-feira, 10, o Papa Francisco recebeu a premiê italiana, Giorgia Meloni. Este foi seu primeiro encontro com o Santo Padre. Foram tratados temas como pobreza, família, fenômeno demográfico e educação dos jovens, com especial referência à Europa, guerra na Ucrânia e migração.
A conversa privada na Sala da Biblioteca com o Papa durou 35 minutos. A cada um dos participantes da Comitiva o Pontífice deu um Terço, enquanto à filha da Primeira Ministra deu alguns livros infantis sobre o nascimento de Jesus.
O encontro na Secretaria de Estado
Após a audiência com o Papa Giorgia Meloni foi à Secretaria de Estado para um encontro com o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, acompanhado por Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé o encontro se caracterizou por “conversas cordiais”, nas quais “foram enfatizadas as boas relações bilaterais e mencionadas algumas questões relacionadas à situação social italiana”, com especial referência aos “problemas relacionados à luta contra a pobreza, à família, ao fenômeno demográfico e à educação dos jovens”.
Em particular, o fenômeno demográfico é uma questão de grande preocupação para o Pontífice, que já denunciou em várias ocasiões o desafio do “inverno demográfico” que a Itália deve enfrentar. Ainda ontem, em seu longo discurso ao corpo diplomático, o Pontífice havia assinalado que a Itália é um exemplo de “um perigoso declínio na taxa de natalidade”. Também foram abordados os temas de caráter internacional como a guerra na Ucrânia e as migrações.
A troca de presentes
No momento da troca de presentes, o Papa Francisco ofereceu à premiê uma obra de bronze intitulada “Amor Social”, representando uma criança ajudando outra a se levantar, com a inscrição “Amare Aiutare”. Além disso, textos do pontificado e outros escritos, incluindo o Documento sobre a Fraternidade Humana assinado em Abu Dhabi em 2019, a Mensagem para o Dia Mundial da Paz em 2023, um livro sobre o Apartamento Pontifício das Audiências, editado pela Prefeitura da Casa Pontifícia, e o livro “Uma encíclica sobre a paz na Ucrânia”, que recolhe os discursos do Pontífice sobre o país martirizado.