Vaticano

Papa recebe, em audiência, presidente de Madagascar

Francisco esteve em Madagascar de 6 a 9 de setembro de 2019; Presidente Andry Rajoelina acompanhou todas as atividades do Pontífice durante a visita

Da redação, com Vatican News

Papa, presidente e delegação de Madagascar /Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters

O Papa Francisco recebeu, em audiência, nesta quinta-feira, 17, o presidente da República de Madagascar, Andry Nirina Rajoelina. Posteriormente, o presidente se encontrou com o subsecretário para as Relações com os Estados, Dom Miroslaw Wachowski.

Durante o encontro, foi expresso o apreço pelas positivas relações bilaterais, bem como pela contribuição da Igreja Católica em muitos setores da sociedade malgaxe.

No decorrer das conversações, as partes trataram de diversos temas no âmbito nacional e internacional, entre os quais a guerra na Ucrânia e as suas consequências globais, as situações de crise que afetam o continente africano e a possibilidade de proceder ao estudo da redação de um Acordo bilateral, como mais um sinal de respeitosa colaboração.

O mandatário malgaxe chegou à Secretaria de Estado às 11 horas. A audiência concluiu-se às 11h30.

Oração e troca de presentes

Ao final da audiência privada com o presidente, o Santo Padre convidou a delegação para uma foto ao lado da miniatura do navio que lhe foi oferecida durante sua viagem a Madagascar em 2019. Na sequência, rezaram juntos uma Ave-Maria diante da imagem de Maria, que lhes foi dada pelos bispos malgaxes. O Santo Padre concedeu então a sua bênção aos presentes.

Na troca de presentes, como habitualmente acontece nestes encontros, o Papa Francisco ofereceu ao Sr. Andry Nirina Rajoelina a mensagem para a paz deste ano; Documentos do Pontificado; o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV e a escultura em bronze ‘Sejam Mensageiros da Paz’.

Já o presidente de Madagascar presentou o Pontífice com uma pintura retratando uma cena da vida camponesa malgaxe e o jogo ‘Solitaire’, com berlindes feitos de pedras locais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo